O governador do Tocantins, Laurez Moreira, participou neste domingo, 28, da 23ª Cavalgada de Wanderlândia, considerada uma das maiores manifestações culturais do município. Realizado pela prefeitura, o evento contou com o apoio do Governo do Tocantins, que destinou R$ 250 mil por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur).
Durante a programação, o governador destacou a importância de valorizar as tradições regionais. “Eu sempre gosto de prestigiar esses eventos, fazem parte da cultura da nossa gente. A cavalgada é a integração do homem do campo com o homem da cidade. Por onde tenho passado, o que a gente percebe é que quem não está participando da cavalgada está na porta assistindo ela passar”, afirmou o chefe do Executivo Estadual.
O prefeito de Wanderlândia, Djalma Júnior, ressaltou a relevância cultural e econômica do evento. “A Cavalgada de Wanderlândia acontece há mais de 20 anos, resgatando a tradição das fazendas e dos tropeiros, ao mesmo tempo em que movimenta a economia local. Sempre que realizamos a cavalgada, pessoas de toda a região vêm prestigiar, consumir no comércio e compartilhar dessa alegria com a nossa população. É muito gratificante fazer parte dessa história”, destacou.
Presente na cavalgada, o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, César Halum, destacou a importância de preservar as tradições sertanejas. “Criada há mais de 30 anos, a cavalgada nasceu com o propósito de celebrar as tradições rurais e aproximar diferentes comunidades, fortalecendo laços e consolidando o Tocantins como um Estado de união. Hoje, essa festa se tornou acessível e agradável para todos, o que nos enche de satisfação”, afirmou.
Tradição e integração
Na sua 23ª edição, a tradicional cavalgada mobilizou não apenas os moradores de Wanderlândia, mas também visitantes de municípios vizinhos, como Araguaína, Babaçulândia, Carmolândia entre outras cidades da região norte do estado. O evento reuniu 30 comitivas e aproximadamente 500 participantes, que percorreram as principais ruas da cidade, conduzidos por cavaleiros e amazonas e acompanhados de perto pelo público.
Entre os participantes, esteve o cavaleiro Manuel da Silva Barreira, natural de Babaçulândia, que marcou presença pela primeira vez na cavalgada. “É uma tradição importante, faz parte do costume da minha família e esta é a primeira vez que tenho a oportunidade de participar”, enfatizou.
Além do desfile das comitivas, a cavalgada também se consolidou como um momento de integração, lazer e valorização das tradições sertanejas, reunindo cavaleiros, amazonas e famílias inteiras em um clima de confraternização e cultura popular.
A cavalgada contou com a participação do deputado federal Tiago Dimas, do senador Irajá e do deputado estadual Eduardo Mantoan, que prestigiaram o evento e reforçaram o compromisso com a valorização das tradições culturais e o fortalecimento da integração regional.