
O governador do Tocantins, Laurez Moreira, e o ministro do Empreendedorismo, Márcio França, abriram nesta quarta-feira, 3, a 3ª Reunião Ordinária do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte – Edição Tocantins, no auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas. O evento, que prossegue até esta quinta-feira, 4, debate políticas públicas, construção de soluções e ações estratégicas voltadas aos pequenos negócios em todo o país.
A programação iniciou com a Feira do Empreendedorismo, espaço onde pequenos empreendedores apresentaram, entre outros produtos, artesanatos e peças confeccionadas em capim-dourado, além da palestra motivacional sobre empreendedorismo, ministrada pelo empresário e escritor Gilclér Regina. No período da tarde, ocorrem as reuniões dos Comitês Temáticos (CTs): Tecnologia e Inovação; Racionalização Legal e Burocrática; e Microempreendedor Individual (MEI). O fórum é uma iniciativa do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP) e, nesta edição, é realizado em parceria com o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics).
Durante a abertura, Laurez Moreira reafirmou o compromisso do Estado com iniciativas para impulsionar o setor. “Os micro e pequenos empreendedores são essenciais para o desenvolvimento local e a geração de empregos. O Tocantins possui grande potencial e é um dos estados que mais crescem e fortalecem a economia, por ter condições favoráveis para a produção de alimentos e uma posição geográfica estratégica. Por isso, o apoio do governo federal é fundamental para trabalharmos em conjunto e garantirmos mais avanços”, destacou.
O ministro do Empreendedorismo, Márcio França, acentuou o papel dos pequenos negócios na economia e a importância da cooperação entre os governos para ampliar o suporte ao setor. “Hoje em dia, 99% dos CNPJs [Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica] brasileiros são de pequenas empresas. São elas que ajudam o Brasil a crescer e gerar empregos. Esses empreendedores enfrentam muitas dificuldades e nós temos a preocupação de que recebam esse suporte e, para isso, contamos com o apoio do governo estadual. O governador sabe a importância do pequeno, que precisa desse apoio, e essa é uma cooperação importante”, pontuou.
“Essa sinergia de projetos com o governo federal tem o objetivo de dar maior velocidade às políticas públicas voltadas para o setor. O fórum é uma ferramenta não apenas para debate, mas para a construção de políticas públicas a serem encaminhadas ao poder público”, enfatizou o secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Carlos Amastha.
O secretário nacional de Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, Maurício Juvenal, reforçou a necessidade do fortalecimento das políticas voltadas ao empreendedorismo. “Estar hoje [quarta-feira, 3] aqui em Palmas e ver toda essa estrutura montada nos alegra muito. Precisamos mostrar que estamos construindo um desenho de política pública que envolve acesso ao crédito, acesso ao mercado, internacionalização e simplificação burocrática. Para que o pequeno negócio prospere, é essencial reduzir o hiato de produtividade entre as micro e pequenas empresas e as grandes corporações”, explicou.
Mais de 162 mil empreendedores
No Tocantins, 94% das empresas ativas são micro e pequenas, somando mais de 162 mil empreendedores que movimentam a economia, geram empregos e impulsionam o desenvolvimento territorial, conforme dados do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI), da Secretaria Nacional de Ambiente de Negócios (Sane).
A agricultora Patrícia Maria Rodrigues Cirqueira, do Quilombo Barra do Aroeira, em Santa Tereza do Tocantins, evidenciou o valor da produção de alimentos tradicionais. “Somos um grupo de agricultores que vive e trabalha na própria comunidade. Nosso foco é o plantio de mandioca e a produção da farinha, que é o nosso principal produto. Produzimos tudo lá mesmo e comercializamos para as escolas, para o Estado e para o comércio local. Nossa farinha chega a todo canto”, comentou.
A empreendedora Lúcia Elena Lança Barbosa, que expôs produtos na Feira do Empreendedorismo, ressaltou a importância de espaços de divulgação para pequenos negócios. “Esta é a segunda vez que participamos de um evento aqui no Palácio. Nosso produto é muito bem aceito e iniciativas como esta são fundamentais, porque precisamos de oportunidades para expor o que produzimos. Por ser um produto artesanal, a entrada no mercado é ainda mais desafiadora”, concluiu.
Geral Estado de SP tem mais uma morte por causa da chuva; total chega a 11
Geral Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 41 milhões neste sábado
Geral INSS bloqueia repasses a Master por problemas em consignados
Geral Dezenas de ônibus de uma mesma empresa urbana são apedrejados no DF
Tocantins SSP/TO apresenta estrutura do novo Complexo de Delegacias de Taquaralto a representantes do Fundo Nacional de Segurança Pública
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa entrega sementes do programa Mesa Farta a agricultores familiares de São Félix do Tocantins, no Jalapão
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa participa da passagem de comando do 13º BPM em São Félix do Tocantins e entrega R$ 3,5 milhões em investimentos para a unidade
Tocantins Governo do Tocantins prorroga prazo para confirmação de matrícula de estudantes novatos na rede estadual de ensino
Tocantins Governo do Tocantins alerta produtores de soja sobre prazo para cadastro de áreas cultivadas