
A Polícia Civil do Tocantins, por meio da Divisão Especializada de Repressão à Corrupção (Decor), deflagrou nesta quarta-feira, 3, a Operação Banquete de Cinzas, destinada a apurar um esquema de direcionamento de licitações e desvio de recursos públicos destinados à merenda escolar no município de Alvorada.
A ação contou com a participação de 49 policiais civis, envolvendo equipes da Decor, da Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco) e de outras unidades de apoio operacional. Foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão nas cidades de Palmas, Gurupi, Nova Rosalândia e Alvorada, alcançando residências e sedes de empresas investigadas.
As investigações apontam que os investigados teriam atuado em irregularidades relacionadas a recursos do Fundo Municipal de Educação, especificamente destinados ao fornecimento de gêneros alimentícios para a merenda escolar. O possível dano ao erário é estimado em até R$ 4 milhões, valor correspondente aos contratos sob apuração.
Durante o cumprimento dos mandados de busca, um dos investigados tentou destruir o aparelho celular e por isso foi preso em flagrante. Os investigados poderão responder pelos crimes de fraude à licitação, peculato, lavagem de dinheiro e associação criminosa.
O nome “Banquete de Cinzas” faz referência simbólica ao desvio da merenda que deveria garantir alimentação adequada a crianças e estudantes, mas que, segundo as suspeitas, teria sido “consumida” pela corrupção.
Tocantins Segurança Pública do Tocantins informa que corpo não identificado aguarda reconhecimento no IML de Palmas
Tocantins Segurança Pública do Tocantins informa que corpo não identificado e não reclamado aguarda reconhecimento no IML de Palmas
Tocantins Tocantins alcança 4º lugar em ranking nacional de combate à alcoolemia e embriaguez no trânsito
Tocantins Tocantins alcança 4º lugar em ranking nacional sobre o combate à alcoolemia e embriaguez no trânsito
Tocantins Governo do Tocantins fortalece agenda logística e reconhece potencial estratégico do Porto de Praia Norte
Geral Feminicídio: Ministras lamentam morte de servidoras do Cefet-RJ
Geral 2025 já é o ano com maior número de feminicídios na capital paulista
Tocantins Comemorando o Capital por um Dia, governador Laurez Moreira traz para Miracema o lançamento oficial do programa Tocantins Presente
Tocantins Naturatins intensifica ações de conscientização e fiscalização durante a piracema, no norte do estado