
O Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Gestão Previdenciária do Tocantins (Igeprev/TO), marcou presença na 83ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social (Conaprev), realizada nos dias 2 e 3 de dezembro, em Macapá/AP. O encontro reuniu dirigentes de todo o país para debater os principais desafios fiscais e previdenciários do Brasil.
Tradicional espaço de deliberação entre gestores estaduais, o evento concentrou debates técnicos e discussões que nortearão os trabalhos para o 5º Encontro de Dirigentes de RPPS, abordando temas estruturantes para a sustentabilidade dos regimes próprios.
Sob a liderança do diretor do DRPPS e presidente do Conselho, Allex Albert Rodrigues, a reunião reuniu especialistas e gestores previdenciários do país. O Igeprev/TO manteve presença ativa nos debates, reforçando o compromisso do Governo do Tocantins com a modernização da gestão e a busca contínua por melhorias para os segurados.
Protagonismo do Tocantins: Compensação Previdenciária no centro do debate
A presidente do Igeprev Tocantins, Bárbara Gomes, teve participação destacada especialmente no debate sobre Compensação Previdenciária, tema de grande relevância financeira para estados e municípios. A discussão, realizada em plenária, reforçou a urgência de soluções para os atrasos e as ineficiências nos fluxos de compensação entre Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).
A pauta também incluiu:Apresentação da gestão da Amapá Previdência, conduzida por Jocildo Silva Lemos;Informes sobre Pró-Gestão e Certificação Profissional e Avanços relativos ao Regime de Previdência Complementar (RPC).
RPC e novos desafios legislativos
Outro eixo central da reunião foi a atualização do Regime de Previdência Complementar (RPC) e a apresentação do Projeto Poupadores do Futuro, conduzidos pelo diretor Narlon Gutierre Nogueira (DERPC/SRPC/MPS). O Tocantins, alinhado às diretrizes nacionais, reforçou sua posição de engajamento na construção de soluções sustentáveis para o equilíbrio previdenciário.
A 83ª Reunião Ordinária do Conaprev encerrou-se com um conjunto de reflexões e estratégias que reafirmam o papel dos estados na consolidação da saúde fiscal da previdência brasileira. O Tocantins, representado pelo Igeprev, manteve postura ativa e colaborativa, demonstrando sua importância no cenário nacional e contribuindo de forma direta para os rumos da política previdenciária do país.
“O Tocantins tem trabalhado de forma incansável para garantir uma previdência sustentável e transparente. Estar aqui, contribuindo com esse debate nacional, reforça nosso compromisso com políticas previdenciárias responsáveis e alinhadas às necessidades dos nossos segurados”, afirmou a presidente do Instituto, Bárbara Gomes.
Geral Estado de SP tem mais uma morte por causa da chuva; total chega a 11
Geral Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 41 milhões neste sábado
Geral INSS bloqueia repasses a Master por problemas em consignados
Geral Dezenas de ônibus de uma mesma empresa urbana são apedrejados no DF
Tocantins SSP/TO apresenta estrutura do novo Complexo de Delegacias de Taquaralto a representantes do Fundo Nacional de Segurança Pública
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa entrega sementes do programa Mesa Farta a agricultores familiares de São Félix do Tocantins, no Jalapão
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa participa da passagem de comando do 13º BPM em São Félix do Tocantins e entrega R$ 3,5 milhões em investimentos para a unidade
Tocantins Governo do Tocantins prorroga prazo para confirmação de matrícula de estudantes novatos na rede estadual de ensino
Tocantins Governo do Tocantins alerta produtores de soja sobre prazo para cadastro de áreas cultivadas