
Com o objetivo de levar atendimentos jurídicos, de saúde e sociais ao povo Karajá, o Governo do Tocantins participou nesta quarta-feira, 27, da 2ª edição do projetoDefensorias do Araguaia, realizada na Aldeia Fontoura, na Ilha do Bananal, em Lagoa da Confusão. A iniciativa é desenvolvida em parceria pelas Defensorias Públicas do Tocantins, Goiás e Mato Grosso.
A primeira-dama e secretária extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero, destacou que a ação reforça o compromisso com a inclusão social. “Eu sempre digo ao governador [Wanderlei Barbosa] que as nossas ações se assemelham muito às da Defensoria, pois temos como missão cuidar das pessoas que mais precisam. O maior desafio é chegar até comunidades que muitas vezes estão distantes, como nossos povos indígenas, quebradeiras de coco, artesãs do Jalapão e ribeirinhos. Quero parabenizar a Defensoria e toda a equipe do Governo do Tocantins que trouxe uma série de serviços para cá. Temos um governador comprometido em levar políticas públicas e ações sociais para todo o estado”, afirmou.
Entre as iniciativas levadas na ação pela Secretaria Extraordinária de Participações Sociais (Seps), estiveram o programaPor Todas as Marias, voltado à conscientização sobre a violência contra a mulher; e oTocantins Alimenta Quem Precisa, de apoio às famílias em situação de vulnerabilidade, além da entrega de cestas básicas para a comunidade.
O titular da Secretaria de Estado dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot), Paulo Waikarnãse Xerente, ressaltou a relevância da parceria para a ação na aldeia. “É uma aldeia de difícil acesso e, por isso, a atuação conjunta das Defensorias e do Governo do Tocantins facilita a chegada de serviços às comunidades. Essa aproximação fortalece as políticas públicas e valoriza a cultura indígena”, explicou.
O defensor público-geral do Tocantins, Pedro Alexandre Conceição Aires Gonçalves, também destacou a integração institucional. “A parceria com o Governo do Tocantins nos permite ampliar os serviços oferecidos à comunidade indígena, especialmente ao povo Karajá. Essa iniciativa reforça o compromisso da Defensoria e do governador Wanderlei Barbosa com as pessoas que mais precisam, construindo um estado mais justo e igualitário”, enfatizou.
O cacique tradicional da Aldeia Fontoura, Waxio Karajá, agradeceu pela presença das equipes. “Nossa aldeia é distante da cidade e essa ação facilita muito a vida da comunidade, principalmente com a emissão de documentos. É algo muito importante para todos nós”, enfatizou.
Ações do Governo do Tocantins
Como parceiro da iniciativa, a atuação do Governo do Tocantins garantiu uma série de serviços que fortaleceram o atendimento à comunidade.
A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/TO) realizou a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Já a Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude (Seju) participou com a entrega de conjuntos de camisa e bolas de futebol.
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) contribuiu com professores bilíngues, merendeiras e equipe operacional. A Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) promoveu palestras e dinâmicas voltadas a adolescentes indígenas sobre prevenção ao uso de álcool e drogas, além de realizar encaminhamentos de dependentes químicos para comunidades terapêuticas conveniadas.
Por meio do projetoMãos que Criam, a Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) ofertou minicursos de corte de cabelo, tranças e penteados. A ação contou ainda com o apoio da Sepot e da Secretaria de Estado da Igualdade Racial (Seir), que fortaleceram o diálogo com as comunidades e asseguraram representatividade no âmbito da Gestão Estadual.
Moradores da comunidade também ressaltaram os benefícios da iniciativa. Ana Paula Manakiru procurou a ação para emitir a segunda via da certidão de nascimento e destacou a relevância do projeto para facilitar o acesso a serviços básicos. “Nossa aldeia é distante da cidade e, muitas vezes, não temos condições de buscar atendimento. Essa ação facilitou muito a emissão de documentos, algo que antes era bastante difícil. Estou muito agradecida por esta oportunidade”, agradeceu.
Já Karvreru Karajá, que emitiu a carteira de identidade durante a ação, reforçou a importância da presença do Estado diretamente no território indígena. “Antes, precisávamos nos deslocar até a cidade, o que era complicado e demorado. Agora, recebemos este atendimento aqui mesmo na aldeia, o que melhora a vida de todos nós”, destacou.
Resultados e continuidade do projeto
Na edição de 2024, o projeto contabilizou aproximadamente 1.100 atendimentos nas comunidades indígenas da Ilha do Bananal, com destaque para a Aldeia Fontoura, que concentrou cerca de 440 serviços.
A coordenadora do Núcleo de Questões Étnicas e Combate ao Racismo (Nucora) da Defensoria Pública do Tocantins, Letícia Amorim, destacou a importância da presença das instituições no território. “Levar atendimento jurídico e outros serviços diretamente às aldeias, distantes dos centros urbanos, é altamente significativo. Estar no território é estar mais próximo da comunidade e de suas necessidades”.
A edição de 2025 doDefensorias do Araguaiacomeçou na última segunda-feira, 25, na Aldeia São Domingos, em Luciara/MT, e será finalizada nesta sexta-feira, 29, nas Aldeias Bdè-Burè e Buridina, em Goiás.
Geral Frente fria ameniza calor e provoca chuvas em quase todo o Brasil
Gurupi - TO Prefeitura de Gurupi realiza cadastro de motoristas de aplicativo para acesso especial ao Circuito do Carnaval 2026
Geral SP: chegada de frente fria amplia nível de alerta da Defesa Civil
Tocantins Volta às aulas: Agência de Metrologia fiscaliza cronotacógrafos e orienta pais sobre segurança no transporte escolar
Geral Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, ultrapassa marca de 100 prêmios
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa prestigia a tradicional vaquejada de Paranã e reforça o valor cultural da festa para a região
Tocantins Naturatins participa de cerimônia de posse dos novos membros do Conselho Consultivo do Parque Estadual do Lajeado
Geral Morre Raul Jungmann, presidente do Instituto Brasileiro de Mineração
Tocantins Com mais de 90% das obras concluídas, governador Wanderlei Barbosa visita obras do campus da Unitins em Dianópolis e anuncia entrega em 60 dias