Josy Rodrigues Donato – Ascom Semus Gurupi
Neste sábado, 9 de agosto, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove oDia D de Vacinação contra o Sarampo. Todas as Unidades de Saúde da cidade estarão abertas das 8h às 17h para imunizar a população. A ação é uma resposta ao aumento dos casos da doença em diversas regiões do país.
O público-alvo são crianças a partir de 6 meses, adolescentes e adultos até 59 anos que ainda não foram vacinados ou que estejam com o esquema vacinal incompleto. É importante levar o Cartão do SUS e o Cartão de Vacinação — principalmente para adultos acima dos 30 anos, que podem apresentar o cartão mais antigo.
O sarampo é uma doença grave, altamente contagiosa, mas que pode ser prevenida com vacina. A imunização é a principal forma de proteção coletiva e individual, evitando surtos e complicações sérias de saúde.
Até a última quarta-feira, 06, 17 casos foram confirmados no Tocantins e 11 estavam sendo investigados. Os casos confirmados são todos da cidade de Campos Lindos.
Esquema vacinal contra o sarampo
A vacina contra o sarampo é a tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola. Mas com o aumento de casos, o Ministério da Saúde passou a recomendar a Dose Zero (D0) com a Dupla Viral (protege contra sarampo e rubéola) para crianças de 6 meses a 11 meses e 29 dias de idade. O novo esquema vacinal conforme a recomendação do MS para prevenção de surtos passa a ser:
Além disso, a orientação é a seguinte:
Além doDia D, a Secretaria Municipal de Saúde informa que, na próxima semana, as Unidades de Saúde funcionarão com horário estendido até as 21h, facilitando o acesso à vacinação para quem não pode comparecer em horário comercial.
“Estamos diante de um cenário nacional que exige atenção. A vacina contra o sarampo é segura, eficaz e salva vidas. A gestão municipal está empenhada em garantir o acesso da população à imunização, ampliando horários e realizando ações como o Dia D.” reforçou a secretária municipal de Saúde, Luana Nunes.
A vacinação é gratuita e está disponível em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) do município.