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Com mais de 77 mil processos, Detran/TO registra aumento de 27% no número de atendimentos no mês de junho

No primeiro semestre de 2025, órgão ultrapassou 300 mil atendimentos referentes aos serviços de habilitação, veículo e banca examinadora

10/07/2025 às 14h27
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
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Números representam um aumento de 27,01% em relação ao mês de maio, quando o órgão atendeu a 61.036 solicitações de serviços - Foto: Felix Carneiro/Governo do Tocantins
Números representam um aumento de 27,01% em relação ao mês de maio, quando o órgão atendeu a 61.036 solicitações de serviços - Foto: Felix Carneiro/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO), realizou 77.518 mil atendimentos relacionados aos serviços de habilitação de veículo, nas 43 unidades do órgão no estado, e da banca examinadora, em 83 municípios tocantinenses, no mês de junho.

Com uma média de 4.080 atendimentos por dia, os números representam um aumento de 27,01% em relação ao mês de maio, quando o órgão atendeu a 61.036 solicitações de serviços.

Nos seis primeiros meses do ano, o Detran/TO registrou 301.601 mil atendimentos. Esses resultados não levam em consideração os serviços realizados pela Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari) e pelo setor jurídico do órgão.

Segundo o presidente do Detran/TO, Willian Gonzaga, esses números refletem o crescimento da demanda e o empenho do órgão em atender as necessidades da população tocantinense. "Nosso trabalho segue tendo como foco a inovação, a ampliação dos canais de atendimento e a otimização dos serviços, visando sempre à excelência no suporte ao cidadão”, destaca o titular da pasta.

Habilitação

No mês de junho, o setor de habilitação registrou 11.340 atendimentos, envolvendo requerimentos e aberturas de processos, dos quais houveram a emissão de 8.804 Carteiras Nacional de Habilitação (CNHs).

Com 3.845 mil emissões, a renovação da CNH foi o serviço mais solicitado do órgão no mês, seguido de primeira habilitação, com 2.242 processos, e troca para definitiva, com 1.569 pedidos. O órgão contabilizou também 25 pedidos de Permissão Internacional para Dirigir (PID).

Veículos

Os serviços de veículos seguiram como os mais procurados do Detran/TO, registrando 55.748 mil atendimentos no mês de junho. A transferência de propriedade foi o serviço mais procurado pelos usuários com 8.903 atendimentos, seguido de alienação fiduciária, com 4.846, e primeiro emplacamento, com 4.573 solicitações, não considerando a auditoria, já que todos os serviços passam por este procedimento.

Banca Examinadora

A banca examinadora do Detran/TO aplicou 10.430 provas em 83 municípios tocantinenses. Desse total, 6.592 foram provas práticas e 3.838 teóricas. Nos municípios sem banca fixa, o serviço é oferecido por agendamento.

Primeiro Emplacamento 100% digital

O Detran/TO agora passa a oferecer o serviço de primeiro emplacamento 100% digital, não sendo mais presencial. O serviço foi ampliado para os usuários, que antes estava restrito aos despachantes, o que irá diminuir filas e garantir celeridade nos processos do órgão.

O serviço está disponível no Portal de Serviços do Governo do Tocantins, por meio do link:https://servicos.to.gov.br/servico_detalhado.aspx?cod_assunto_documento_tipo=8502.

Credenciamento para CFC 100% digital

Já está valendo também para os Centros de Formação de Condutores (CFCs), os serviços de credenciamento, renovação de credenciamento, inclusão de veículos e cadastro de profissionais pelo Portal de Serviços do Governo do Estado. Os referidos processos serão realizados de maneira 100% digital.

“Essa atualização do sistema representa mais um avanço na transformação digital do Detran. Estamos tornando os processos mais rápidos e acessíveis, beneficiando diretamente os Centros de Formação de Condutores e os cidadãos tocantinenses”, enfatiza o presidente do Detran/TO, Willian Gonzaga.

Link de acesso aos serviços:https://servicos.to.gov.br/listar_servico.aspx?txt_pesquisa=inclus%u00e3o.

Ampliação dos serviços on-line

Com o primeiro emplacamento e o credenciamento para os CFCs, o Detran/TO amplia seus serviços disponibilizados de forma on-line, por meio doDetran TO Fácil,Carteira Digital de Trânsito(CDT) e dosite institucional, permitindo que os usuários do órgão possam ter acesso a eles sem a necessidade de se deslocaram até alguma unidade do órgão presencialmente.

Essa ampliação dos serviços digitais contempla o amplo projeto do Governo do Tocantins de modernização da administração pública do estado, em busca de oferecer mais celeridade e eficiência aos cidadãos tocantinenses.

Na ferramentaDetran TO Fácil,são disponibilizados os serviços de troca da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) provisória para a definitiva; Permissão Internacional para Dirigir (PID); Emissão de segunda via; Consulta ao prontuário (multas e débitos). Por meio da ferramentaCarteira Digital de Trânsito, estão disponíveis Intenção de venda; Desconto de 40% nas multas; Indicação do real condutor; Consulta ao prontuário; Credencial para vaga especial em estacionamentos para pessoas idosas, com deficiência e mobilidade reduzida. No site institucional, na aba Portal de Serviços, podem ser acessados Primeiro Emplacamento; Emissão do licenciamento e do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV); Cartão de vaga especial no estacionamento para pessoas idosas; Credenciamento, renovação de credenciamento, inclusão de veículos e cadastro de profissionais para CFCs.

Com mais de 77 mil processos, Detran/TO registra aumento de 27% no número de atendimentos no mês de junho
Nos seis primeiros meses do ano, o Detran/TO registrou 301.601 mil atendimentos - Felix Carneiro/Governo do Tocantins
Com mais de 77 mil processos, Detran/TO registra aumento de 27% no número de atendimentos no mês de junho
Ampliação dos serviços digitais contempla o amplo projeto do Governo do Tocantins de modernização da administração pública do estado - Felix Carneiro/Governo do Tocantins
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