
O aplicativo GOV.BR foi atualizado com algumas facilidades voltadas à Pessoa com Deficiência (PCD) que têm Carteira de Identidade Nacional (CIN). A nova versão ficou mais intuitiva, inclusive com recursos de leitores de tela que ajudam na instrução do uso por pessoas com limitação visual.
“Isso facilitará o preenchimento dessas informações, possibilitando que essas pessoas alterem informações de contato de forma simplificada”, explica a secretária-adjunta de Governo Digital, Luanna Roncaratti.
Ainda entre as novidades do aplicativo está o aumento do número de tentativas de reconhecimento facial, que passou de cinco para oito, informou o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos ao anunciar, nesta terça-feira (11), a iniciativa.
“Além das inovações para PCDs, a nova versão também traz atualizações para os demais usuários. Essas passam pela realocação de informações para áreas mais intuitivas - como a mudança da área de dispositivos autorizados para a seção de privacidade - até a incorporação de funcionalidades como alteração de senha e métodos de acesso, que antes eram restritas ao uso da plataforma via navegador”, detalhou o ministério.
>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp
O aplicativo GOV.BR tem, atualmente, mais de 170 milhões de usuários, e possibilita o acesso a mais de 4.600 serviços digitais federais e a outros mais de 8,7 mil serviços de estados e municípios.
De acordo com o ministério, os serviços mais utilizados são:
“Boa parte desses serviços também exige uma conta Prata ou Ouro. Uma conta de nível Prata é conseguida a partir do reconhecimento facial para conferência da foto com a da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Também é possível ter uma conta desse nível a partir da validação de seus dados em um dos 17 bancos credenciados na plataforma”, esclarece o ministério.
A conta Ouro permite acesso a qualquer serviço público digital, garantindo ainda mais segurança a seus usuários. Para tanto, é necessário que se faça o reconhecimento facial com base nos dados da Justiça Eleitoral ou pelo QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN) – ou por uma certificação digital compatível com a ICP-Brasil.
Geral Estudo diz que beber café reduz risco de arritmia cardíaca
Gurupi - TO Prefeitura de Gurupi e Sebrae realizam Hackathon de Inovação para transformar conhecimento acadêmico em soluções para a cidade
Gurupi - TO Prefeitura de Gurupi mobiliza moradores do Setor Industrial em mutirão de combate à dengue
Gurupi - TO Programação cultural do aniversário de Gurupi terá Circuito Gastronômico, Festival do Pequi, shows regionais e acendimento das luzes de Natal
Tocantins Tocantins é o 5º estado brasileiro que mais deve crescer no setor industrial em 2025
Geral Braskem fecha acordo de R$ 1,2 bilhão por desmoronamentos em Maceió
Tocantins No Rio de Janeiro, Governo do Tocantins participa do 3º Seminário sobre Sustentabilidade e Inovação no Artesanato
Tocantins No Amazonas, Polícia Civil do Tocantins participa da 7ª Edição do Curso de Investigação Financeira e Análise Patrimonial
Tocantins Na COP30, governador Laurez Moreira reforça papel do Tocantins na agenda climática da Amazônia Legal