
Três oficiais investigadores da Polícia Civil do Tocantins, que estão lotados em Unidades Especializadas na recuperação de ativos participam, em Manaus/AM, da 7ª Edição do Curso de Investigação Financeira e Análise Patrimonial (Cifap). Com carga horária de 80h, o evento, que é promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
O curso iniciou na segunda-feira, 3, e será realizado até sexta-feira, 14, na capital do Amazonas. A ação tem como objetivo capacitar policiais civis e federais nos fundamentos, técnicas, ferramentas tecnológicas e modelos aplicados às investigações financeiras, visando a descapitalização de organizações criminosas.
Por meio de disciplinas, palestras e oficinas práticas, o curso visa disseminar métodos investigativos e apresentar inovações tecnológicas que serão aplicadas no enfrentamento às organizações criminosas. A iniciativa tem como foco a descapitalização financeira de facções que movimentam milhões de reais anualmente com atividades ilícitas.
Durante a capacitação, os participantes terão a oportunidade de trocar experiências com profissionais de outros estados da Região Norte, apresentar as práticas adotadas no Tocantins nas investigações voltadas à recuperação de ativos de organizações criminosas e compartilhar os resultados já alcançados pelo Estado nessa área.
No total, 40 policiais civis de toda região Norte estão participando do curso, que conta ainda com representantes da Polícia Federal e do Ministério Público Federal.
O delegado-geral da Polícia Civil do Tocantins, Claudemir Luiz Ferreira, celebrou a participação dos três policiais civis do estado em um curso tão relevante e que capacita para atacar o braço financeiro das organizações criminosas. “Sem dúvida, esse curso é de suma importância para todos os que dele participam, pois além de ensinar técnicas investigativas que visam a descapitalização de organização criminosa, ataca a estrutura que sustenta o crime organizado, ou seja, a parte financeira. Desse modo, mais capacitados e com mais experiência, nossos policiais civis poderão repassar o conhecimento adquirido aos colegas, o que resultará em investigações mais qualificadas trazendo ainda mais benefício à população”, frisou.
O delegado Afonso Lyra, diretor da Diretoria de Combate a Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco), enfatizou que a forma mais eficiente de combater o crime organizado é atacar o braço financeiro dessas organizações criminosas.
“Somente com a descapitalização desses organismos, o Estado realmente vai ser efetivo no enfrentamento das organizações criminosas. Nesse sentido, o curso é muito importante, não apenas pelas disciplinas que estão sendo tratadas, mas também o intercâmbio de informações. Eventos como esse são uma grande aposta para que o Tocantins continue realizando esse trabalho de excelência no enfrentamento eficiente às organizações criminosas, cujo resultado é a redução dos índices de criminalidade”, finalizou.
Geral Estado de SP tem mais uma morte por causa da chuva; total chega a 11
Geral Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 41 milhões neste sábado
Geral INSS bloqueia repasses a Master por problemas em consignados
Geral Dezenas de ônibus de uma mesma empresa urbana são apedrejados no DF
Tocantins SSP/TO apresenta estrutura do novo Complexo de Delegacias de Taquaralto a representantes do Fundo Nacional de Segurança Pública
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa entrega sementes do programa Mesa Farta a agricultores familiares de São Félix do Tocantins, no Jalapão
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa participa da passagem de comando do 13º BPM em São Félix do Tocantins e entrega R$ 3,5 milhões em investimentos para a unidade
Tocantins Governo do Tocantins prorroga prazo para confirmação de matrícula de estudantes novatos na rede estadual de ensino
Tocantins Governo do Tocantins alerta produtores de soja sobre prazo para cadastro de áreas cultivadas