
Por: Heliana Oliveira – Secom Gurupi

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Informação, em parceria com o Sebrae, realizou no último fim de semana o Hackathon de Inovação, uma maratona tecnológica que teve como objetivo aproximar as universidades da gestão municipal e transformar o conhecimento acadêmico em políticas públicas mais inovadoras, integradas e baseadas em evidências.
O evento reuniu estudantes, professores e profissionais de diversas áreas em um ambiente interdisciplinar e colaborativo, com o desafio de desenvolver soluções tecnológicas aplicáveis à realidade do município. Durante a maratona, os participantes foram estimulados a conectar o olhar acadêmico com as demandas da gestão pública, criando ideias que possam melhorar a vida das pessoas e fortalecer as políticas públicas municipais.
De acordo com a secretária de Ciência, Tecnologia e Informação, Talita Pereira, o Hackathon marcou um importante passo na integração entre o setor público e as universidades. “O Hackathon nasceu com o propósito de transformar o conhecimento que está dentro das universidades em soluções reais para a nossa cidade. Foi inspirador ver jovens talentos e profissionais unindo criatividade, técnica e propósito para pensar Gurupi de forma inovadora e colaborativa”, destacou a secretária.
A prefeita de Gurupi, Josi Nunes, ressaltou a importância da iniciativa como uma nova forma de fazer gestão pública. “A inovação é uma ferramenta poderosa para transformar a gestão e servir melhor à sociedade. Com o Hackathon, mostramos que Gurupi está aberta às ideias, ao conhecimento e às novas tecnologias que contribuem para o desenvolvimento da nossa cidade e para a melhoria da qualidade de vida da população”, afirmou a prefeita.
A gerente do Sebrae, Paula Alencar, destaca que Hackathon fomenta a inovação e transforma ideias em projetos que impactam diretamente na economia local. “O movimento amplia a capacidade local de gerar soluções estratégicas, fortalece a competitividade regional e estimula a inovação como eixo de desenvolvimento econômico e social”, ressaltou.
Nesta iniciativa que integrou estudantes de graduação e pós-graduação, empreendedores e especialistas, foram premiados os três primeiros lugares, sendo o 1º com 15 mil reais, o 2º com 10 mil reais e o 3º lugar 5 mil reais.


1º lugar: ADMAKERS
Dionathan Sales Azevedo
Euripedes Martins da Silva Junior
Igor de Souza Bispo
Matheus dos Santos Farias
Max Eldon Martins Coelho
2º lugar: INOVATINS
Cauã Melo Fernandes
Filipe Martins Henrique
Gisele de Oliveira Veloso
João Víttor Oliveira Costa Leitte
Kethelen Victória de Souza Parra
3º lugar: INOVAMIND
Cibely Canguçú da Silva
Eduardo Souza Teixeira
Geovanna Alves Novais
Iago Marinho da Silva
Mariana Martins Cardoso
Geral Estado de SP tem mais uma morte por causa da chuva; total chega a 11
Geral Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 41 milhões neste sábado
Geral INSS bloqueia repasses a Master por problemas em consignados
Geral Dezenas de ônibus de uma mesma empresa urbana são apedrejados no DF
Tocantins SSP/TO apresenta estrutura do novo Complexo de Delegacias de Taquaralto a representantes do Fundo Nacional de Segurança Pública
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa entrega sementes do programa Mesa Farta a agricultores familiares de São Félix do Tocantins, no Jalapão
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa participa da passagem de comando do 13º BPM em São Félix do Tocantins e entrega R$ 3,5 milhões em investimentos para a unidade
Tocantins Governo do Tocantins prorroga prazo para confirmação de matrícula de estudantes novatos na rede estadual de ensino
Tocantins Governo do Tocantins alerta produtores de soja sobre prazo para cadastro de áreas cultivadas