
O Governo do Tocantins, por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) participou do 3º SeminárioMãos que Promovem o Brasil: Sustentabilidade e Inovação no Artesanato. O evento ocorreu entre entre os dias 5 e 7, no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), no Rio de Janeiro.
Durante o evento, o Naturatins, representado pela bióloga Ana Carolina Freire, da Gerência de Suporte ao Desenvolvimento Socioeconômico, participou do PainelMudanças Climáticas e o Impacto na Produção Artesanal. O painel debateu os desafios ambientais que ameaçam o artesanato tradicional e debateu caminhos para fortalecer a adaptação e a sustentabilidade das comunidades artesãs.
Ana Carolina Freire, explicou que o evento destacou a importância de compreender o impacto das mudanças climáticas no cotidiano das comunidades. “O artesanato nasce da relação profunda entre as comunidades e a natureza, e quando o meio ambiente é afetado, todo o ciclo de produção é comprometido. A preservação dos ecossistemas e o uso sustentável dos recursos naturais são fundamentais para garantir a continuidade das técnicas, saberes e identidades culturais que criam o artesanato”, afirmou.
A iniciativa buscou estimular o diálogo e a troca de experiências sobre práticas que fortalecem o artesanato brasileiro como instrumento de desenvolvimento sustentável, valorização cultural e geração de renda nas comunidades locais.
Durante os três dias de programação, o evento promoveu uma série de debates sobre inovação, bioeconomia, mudanças climáticas, futuro e juventude, design sustentável, entre outros temas, a fim de provocar diálogos sobre aspectos fundamentais para o setor e para o Brasil. Além de um workshop prático sobre economia circular.
O seminário teve como guia de pesquisa o projeto Mosaico Amazônia Legal: Mapeamento Cultural do Artesanato Brasileiro, desenvolvido pelo CRAB nos estados do Amazonas/AM, Pará/PA, Acre/AC, Maranhão/MA e Tocantins/TO. O resultado desse mapeamento foi apresentado durante o evento e serviu de base para os debates.
Mosaico
O Mosaico é um projeto de mapeamento em estrutura de mosaico cultural que reflete a rica rede de produção, tradições e práticas sustentáveis que definem o artesanato do Brasil. Como registro vivo tem objetivo de dar destaque às narrativas dos artesãos, suas experiências vividas e a sabedoria que permeia suas criações. E realiza conexão e comercialização por meio do mapeamento de artesãos fundamentais para a identidade brasileira.
Tocantins No Amazonas, Polícia Civil do Tocantins participa da 7ª Edição do Curso de Investigação Financeira e Análise Patrimonial
Tocantins Na COP30, governador Laurez Moreira reforça papel do Tocantins na agenda climática da Amazônia Legal
Tocantins Mateiros realiza 1º Festival do Jatobá e celebra a cultura e tradição local
Tocantins Governo do Tocantins apresenta números de impacto da implantação do Teto Remuneratório Único e reforça diálogo com as categorias
Gurupi - TO Prefeitura de Gurupi realiza programação especial em comemoração aos 67 anos da cidade
Gurupi - TO Gurupi é destaque nos Jogos dos Servidores e garante primeiro lugar em três categorias
Tocantins Com mobilização do Governo do Tocantins, estado registra marca histórica de 95% de participação dos estudantes do Ensino Médio no Saeb 2025
Tocantins Unitins leva experiências e participa de discussões na COP 30, Green Zone, Blue Zone e Fórum da Amazônia Global
Tocantins Naturatins assume presidência do Conselho Consultivo do Mosaico do Jalapão no biênio 2026/2027