
A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) levará uma delegação institucional para a 30ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém (PA). A participação da Unitins se estenderá por uma agenda diversificada entre os dias 11 e 14 de novembro, com presença confirmada na Green Zone, Blue Zone e no Fórum de Integração da Amazônia Global: diálogos universitários para a COP30, promovido pela Universidade do Estado do Pará (UEPA).
A atuação da Unitins na COP30 reforça o papel estratégico das universidades públicas na produção de conhecimento científico, na formação de políticas sustentáveis e na integração regional da Amazônia Legal. A programação inclui painéis, mesas-redondas e apresentações de projetos que refletem o compromisso da instituição com a Agenda 2030 e com o enfrentamento da crise climática.
Presença em diferentes espaços da COP30
Na Blue Zone, área oficial da conferência que reúne representantes de governos e organizações internacionais, o reitor Augusto Rezende participará do lançamento do PactoMeu Município pelos ODS, promovido pela Presidência da República e pela ONU, reforçando o compromisso da Unitins com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Na Green Zone, o reitor Augusto Rezende participará do painelAmazônia na COP30: contribuição das Universidades no enfrentamento da crise climática e no desenvolvimento sustentável. A professora Sylla Figueiredo apresentará o temaVigilância em Saúde e Emergência Climática: um diálogo intersetorial, e o professor Raimundo Carvalho integrará o painelSaberes e Resistência: a Luta por Água Limpa e Territórios na Amazônia Profunda. Os painéis serão realizados no Pavilhão Pará.
Já no Fórum de Integração da Amazônia Global, realizado na UEPA, a universidade participará de painéis temáticos e grupos de trabalho sobre biodiversidade, restauração ecológica, inovação e políticas públicas.
Além da agenda institucional, a Unitins também apresentará projetos de docentes que traduzem o compromisso da universidade com a sustentabilidade, a ciência e o desenvolvimento regional. Entre as iniciativas selecionadas estão:Natureza, Direitos Humanos e Educação na América Latina: perspectivas indígenas e alternativas sistêmicas- Prof. Dr. Raimundo Carvalho (Câmpus Araguatins);Marcadores epidemiológicos de frequência dos HTLV-1/2 seus subtipos moleculares e aspectos sociocomportamentais de risco para a infecção em populações humanas das regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil- Profª Dra. Sylla Figueiredo (Câmpus Augustinópolis);Sistemas integrados de produção agrícola consorciados com espécies lenhosas nativas e exóticas- Profª Dra. Michele Ribeiro Ramos (Câmpus Palmas);Análise da vulnerabilidade de sistemas produtivos em plintossolos pétricos- Profª Dra. Michele Ribeiro Ramos (Câmpus Palmas);Programa TO na Trilha: educação ambiental interativa- Profª Esp. Márcia Rezende (Proex/Unitins);Curso de Extensão Governança Pública e Implementação dos ODS: capacitação para o desenvolvimento sustentável na Gestão Pública- Profª Ma. Kárita Carneiro Pereira (Câmpus Dianópolis);Projeto de Interiorização Universitária TO Graduado– Prof. Me. Jeferson Morais da Costa (Câmpus Palmas) ePrograma Unitins Recicla– Profª Dra. Thaisy Castro Coelho Andrade (Câmpus Palmas).
Para o reitor Augusto Rezende, a participação da Unitins na COP30 representa um passo muito importante para a universidade e para o Tocantins, ao demonstrar o alinhamento institucional com as pautas globais de sustentabilidade. “Participar da COP30 não é apenas estar presente em um evento internacional, mas afirmar o papel da Unitins como uma universidade comprometida com o futuro sustentável da Amazônia e do Tocantins. A nossa presença reúne projetos de pesquisa e de extensão que refletem anos de trabalho, com envolvimento direto de professores, acadêmicos e técnicos. Essa curadoria interna, que selecionou os projetos e ações mais consolidados dentro das temáticas da sustentabilidade, do meio ambiente e dos ODS, mostra uma construção direcionada pela reitoria a partir dos nossos referenciais de ensino, pesquisa e extensão”, ressaltou.
O reitor também pontua que a participação no evento valida o compromisso da Unitins com a responsabilidade social e ambiental. “Quando conseguimos reunir e apresentar um conjunto de iniciativas consistentes, mostramos ao mundo o que a Unitins tem de melhor: uma universidade pública, inclusiva, que conhece o seu território, que está inserida na Amazônia e que contribui para o desenvolvimento sustentável do estado, considerando as dimensões ambientais, sociais e humanas”, concluiu o reitor Augusto Rezende.
Com esta ampla participação, a Unitins reforça seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, a inovação e a valorização dos saberes amazônicos, levando a ciência e as iniciativas do Tocantins para um dos principais palcos globais de debate sobre o futuro climático do planeta.
Geral Estado de SP tem mais uma morte por causa da chuva; total chega a 11
Geral Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 41 milhões neste sábado
Geral INSS bloqueia repasses a Master por problemas em consignados
Geral Dezenas de ônibus de uma mesma empresa urbana são apedrejados no DF
Tocantins SSP/TO apresenta estrutura do novo Complexo de Delegacias de Taquaralto a representantes do Fundo Nacional de Segurança Pública
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa entrega sementes do programa Mesa Farta a agricultores familiares de São Félix do Tocantins, no Jalapão
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa participa da passagem de comando do 13º BPM em São Félix do Tocantins e entrega R$ 3,5 milhões em investimentos para a unidade
Tocantins Governo do Tocantins prorroga prazo para confirmação de matrícula de estudantes novatos na rede estadual de ensino
Tocantins Governo do Tocantins alerta produtores de soja sobre prazo para cadastro de áreas cultivadas