
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) aprovou projeto para o desenvolvimento de um sistema de conectividade veicular para reduzir as emissões de carbono no transporte rodoviário. A iniciativa foi anunciada nesta terça-feira (3).
Nesta etapa, o programa vai aplicar R$ 18 milhões em projetos colaborativos entre instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) com empresas da cadeia automotiva e de tecnologia, a fim de gerar soluções de impacto e abrangência.
A iniciativa é desenvolvida em parceria com as universidades federais do Rio Grande do Norte (UFRN) e de Pernambuco (UFPE), e com as empresas Embeddo Computação Aplicada, Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWTB), Peugeot Citroen Do Brasil, e FCA Fiat Chrysler.
“A solução abrange a utilização de tecnologias inovadoras, como internet das coisas, inteligência artificial e blockchain, para viabilizar a geração de ambiente sustentável que promova a transição para uma frota veicular com maior eficiência energética e menor emissão de gases. Nesse contexto, motoristas, gestores de frota, montadoras e corporações em geral são incentivados a adotar iniciativas ecologicamente responsáveis”, informou o Inmetro.
Os recursos para o projeto são do programa Rota 2030, iniciativa do governo federal lançada em 2018, que define normas para a fabricação e a comercialização de veículos nacionais para os próximos 15 anos.
ALVO DA PF Operação da PF investiga tentativa de golpe de Estado
BRUMADINHO Cinco anos do crime da Vale em Brumadinho: atingidos afirmam que mineradora ‘mente sobre reparação’
ENCONTRA HELICÓPTERO PM encontra helicóptero desaparecido há 12 dias com quatro passageiros
ROTA TURÍSTICA Rota Turística da região central do Estado e institui distrito de Taquaruçu como Rota Estadual do Turismo Ecológico, Gastronômico, Cultural e de Aventura
ANO MAIS QUENTE Ano de 2023 é o mais quente da série histórica no Brasil
GARIMPO ILEGAL Lula defende uso do poder da máquina pública contra garimpo ilegal