A Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) aprovou na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2024, uma emenda aditiva de autoria do deputado estadual Léo Barbosa (Republicanos), que visa criar Institutos de Longa Permanência para Idosos no Tocantins (ILPI).
Segundo a justificativa da emenda, “o objetivo é garantir a proteção social à população idosa, oferecendo um atendimento humanitário, valorizando a pessoa, respeitando suas limitações, ampliando as possibilidades de acesso a serviços e direitos, e proporcionando-lhes melhores condições de vida”, consta no documento.
Em outubro deste ano, Léo encaminhou ao Poder Executivo um anteprojeto de lei propondo a criação da Creche do Idoso. Com a previsão orçamentária aprovada, a expectativa é que o projeto seja implantado pelo Governo do Estado.
Para o parlamentar, o objetivo é promover qualidade de vida aos idosos, criando espaços adequados para oferecer convivência diurna, durante todo o dia ou parte dele, onde receberão abrigo, alimentação, cuidados específicos e realização de atividades diversas.
“O projeto tem a intenção de proporcionar à terceira idade acolhimento, abrigo, cuidados, proteção e convivência adequados à suas necessidades. Neste local, os idosos também poderão contar com serviços de saúde, educação física, assistência social, nutrição, dentre outros”, explica Barbosa.