
O crescimento da produção agropecuária no Tocantins reflete a conscientização dos produtores rurais quanto à responsabilidade pela devolução das embalagens vazias de agrotóxicos. Dados da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) e das centrais de recebimento apontam que, em 2025, foram devolvidas 1.760 toneladas de embalagens, o que representa um crescimento de 31% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram devolvidas 1.344 toneladas.
Vale ressaltar que esse crescimento abrange grandes, médios e pequenos produtores. Do total de embalagens devolvidas, 61,3 toneladas vieram por intermédio do Projeto de Recebimento Itinerante (RI) de embalagens vazias de agrotóxicos, realizado por meio de parceria entre o Governo do Estado e as centrais de recebimento, que atendem pequenos e médios produtores rurais.
Em 2025, foram realizadas 40 edições do projeto, que atenderam mais de 1,6 mil pequenos agricultores.
Para o presidente da Adapec, Rodrigo Guerra, “o crescimento no número de devoluções é fruto do trabalho de fiscalização e conscientização realizado pela Agência com os produtores rurais, além da responsabilidade dos próprios produtores em dar a destinação correta às embalagens”.
A Adapec possui papel fundamental no processo de devolução, por meio das fiscalizações e das orientações feitas aos produtores, com o objetivo de que as embalagens sejam retiradas do campo e encaminhadas corretamente aos postos e às centrais de recebimento, conforme indicado na nota fiscal do produto, para posterior destinação final.
Dados
Entre as centrais de recebimento, a que mais recebeu embalagens foi a de Cariri do Tocantins, com 568,7 toneladas; seguida por Silvanópolis, com 527,6 toneladas; Pedro Afonso, com 441,9 toneladas; e o posto de Araguaína, com 94,3 toneladas.
Legislação
De acordo com a legislação, após a compra do produto agrotóxico, o produtor tem o prazo de um ano para realizar a devolução das embalagens vazias, podendo esse prazo ser estendido por mais seis meses, caso o produto não tenha sido utilizado em sua totalidade. A Adapec orienta os produtores a guardarem o comprovante de devolução por dois anos na propriedade, pois, em caso de fiscalização, ele deverá ser apresentado.
Locais de devolução
O Tocantins conta atualmente com quatro centrais de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos, localizadas nos municípios de Pedro Afonso, Cariri do Tocantins, Gurupi e Silvanópolis, além de dois postos, nos municípios de Araguaína e Lagoa da Confusão.
Geral Redes da EBC triplicam interação e chegam a 3 bilhões de visualizações
Tocantins Naturatins apreende mais de 12 mil metros de redes durante o feriado de Carnaval
Tocantins Seduc divulga resultado do programa Mais Professores, com 266 bolsas para docentes da rede estadual
Tocantins Governo do Tocantins orienta famílias do Jardim Taquari sobre como usar repasse de R$ 420 mil
Gurupi - TO Professores da rede municipal de Gurupi são premiados com o “Educador Transformador” na categoria Inclusão e Sustentabilidade
Tocantins Governo do Tocantins registra redução de mais de 45% no número de registros de ocorrências durante o carnaval 2026
Tocantins Secretaria de Estado da Educação disponibiliza e-book interativo e videoaulas para orientar preenchimento do Sistema Informatizado do ICMS Educacional
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa entrega equipamentos para a segurança pública em Palmeirópolis nesta sexta-feira, 20
Tocantins Agência de Metrologia repassa produtos pré-medidos periciados em laboratórios para o Lar Batista