
Na data em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o decreto que institui o Pacto Nacional Brasil contra o Feminicídio, mais uma mulher é morta no Rio de Janeiro apesar de ter uma medida protetiva contra o ex-marido.
Amanda Loureiro da Silva Mendes, de 25 anos, foi abordada pelo agressor armado, a poucos metros do trabalho dela, no bairro de Quintino, subúrbio do Rio. Após uma rápida discussão, registrada por câmeras de segurança, o criminoso atirou contra a mulher.
Ela chegou a ser socorrida em uma unidade de saúde, mas não resistiu aos ferimentos. O homem, que já havia sido preso por homicídio em 2019, foi localizado pela polícia poucas horas após o crime, no bairro vizinho de Madureira.
A análise de imagens de câmeras de segurança foi fundamental para a identificação da dinâmica do crime e para a localização do criminoso.
As investigações apontaram que eles foram casados por sete anos e tiveram dois filhos, mas estavam separados há cerca de quatro meses. O autor não aceitava o fim do relacionamento e perseguia a vítima, mesmo após a adoção de medida protetiva, que vinha sendo reiteradamente descumprida.
Além da condenação anterior por homicídio, o preso possui registros por porte ilegal de arma de fogo e violência doméstica.
O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro registrou de janeiro a novembro de 2025 mais de 71 mil casos de violência doméstica contra a mulher.
O Observatório de Violência contra a Mulher da Justiça do Rio destaca que a medida protetiva deve ser solicitada quando a vítima for agredida fisicamente, ameaçada ou obrigada a manter relação sexual contra a vontade. E ainda se tiver dinheiro, cartão de banco ou celular tomados pelo agressor ou se ele teve outras atitudes que sejam consideradas violentas.
O pacto assinado hoje prevê atuações coordenadas e permanentes entre os Três Poderes, com o objetivo de prevenir a violência contra meninas e mulheres no Brasil. A novidade, segundo Lula, é que, pela primeira vez, estão assumindo que a responsabilidade na luta pela defesa da mulher não é só da mulher.
Tocantins Tocantins tem a melhor educação da Região Norte do Brasil
Tocantins Naturatins inicia nova etapa do Projeto Peixe + e leva conscientização sobre período de defeso para alunos do Estado
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa destaca importância do Tribunal de Contas para a administração pública em sessão pelos 37 anos da Corte
Tocantins Governo do Tocantins comemora 37 anos da Jucetins com crescimento histórico na abertura de empresas
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa reúne equipe de governo para definir ações e diretrizes de 2026
Tocantins Naturatins realiza doação de 500 mudas para preservação e reflorestamento do Cerrado
Gurupi - TO Vice-prefeito Adailton Fonseca participa da Abertura do Ano Legislativo de Gurupi e faz balanço positivo das ações de 2025
Tocantins Escola Estadual Floresta revoluciona ensino e aprendizagens e conquista quatro categorias no prêmio Escola que Transforma
Geral Simulador de aposentadoria do INSS é reativado