Quarta, 04 de Fevereiro de 2026
32°

Parcialmente nublado

Palmas, TO

Geral Tocantins

Governo do Tocantins comemora 37 anos da Jucetins com crescimento histórico na abertura de empresas

Junta Comercial registra crescimento de 20,67% na abertura de empresas e se destaca pela agilidade no registro empresarial, sendo o primeiro coloca...

04/02/2026 às 15h25
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Construção civil está a todo vapor no Tocantins, especialmente em Palmas - Foto: Ademir dos Anjos/Governo do Tocantins
Construção civil está a todo vapor no Tocantins, especialmente em Palmas - Foto: Ademir dos Anjos/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins), comemora 37 anos de atuação com resultados positivos no Registro Empresarial. Até janeiro deste ano, o Estado registrou crescimento de 20,67% na abertura de empresas em comparação ao mesmo período do ano anterior, consolidando-se como um dos mais ágeis do país nesse serviço.

Dados de janeiro de 2026 apontam que a Junta Comercial do Tocantins (Jucetins) contabiliza 236.188 empresas ativas. Desse total, 124.485 são Microempreendedores Individuais (MEI), 85.189 Microempresas (ME), 11.800 Empresas de Pequeno Porte (EPP) e 14.714 Empresas de Médio e Grande Porte, que não se enquadram nos limites do Simples Nacional. A maior concentração de empreendimentos está no setor de serviços, que representa 43,1% das empresas ativas, seguido pelo comércio (36,6%) e pela indústria (20,3%).

Segundo o vice-presidente da Jucetins, pastor Wesley Lemos, os números refletem a diversidade dos segmentos econômicos no estado e evidenciam a contribuição das empresas para a geração de emprego, renda e o fortalecimento do ambiente de negócios no Tocantins.

O quantitativo de empresas ativas está distribuído pelos 139 municípios do estado. A capital, Palmas, concentra o maior número de empreendimentos, com 78.040 registros, seguida por Araguaína (32.087), Gurupi (16.917), Porto Nacional (11.375) e Paraíso do Tocantins (9.954). Também se destacam Colinas do Tocantins (5.528), Guaraí (4.308), Araguatins (2.922), Dianópolis (2.870), Miracema do Tocantins (2.847), Formoso do Araguaia (2.522), Lagoa da Confusão (2.224), Pedro Afonso (2.180), Augustinópolis (2.134), Tocantinópolis (2.098) e Miranorte, com 1.960 empresas registradas.

Os serviços da Jucetins vão além do registro de empresas, o órgão coordena a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios no Estado (Redesim/Simplifica-TO). Um portal do Governo do Tocantins que facilita o processo de abertura, alteração e baixa de empresas que gera facilidade e agilidade para o poder público e para o cidadão empreendedor através do sitewww.simplifica.to.gov.br.

Segundo o coordenador do Simplifica Tocantins da Jucetins, Rubens Santos, “das 236.188 empresas ativas, é possível destacar os setores com maior prevalência como o de Serviços que corresponde a 43,1% de empresas ativas, seguido dos setores de comércio com 36,6% e indústria com 20,3%, que representa geração de emprego e renda, o que impulsiona o desenvolvimento econômico e social do estado”, explicou.

Aumento de empresas

De acordo com o diretor de Registro Mercantil da Jucetins, Joristé Coelho, a autarquia tem se consolidado como uma ferramenta estratégica para a melhoria do ambiente de negócios no estado. “A cada ano, a Jucetins apresenta resultados expressivos nos serviços públicos prestados ao cidadão. De janeiro a dezembro de 2025, foram formalizadas 32.712 novas empresas, enquanto em 2024 foram 27.109, o que representa um crescimento de 20,67% na abertura de empresas no estado, um resultado histórico e positivo para o Governo do Tocantins e para a região”, afirmou.

Agilidade

O Tocantins é, atualmente, um dos estados com menor tempo para se abrir e registrar empresas no país, com recordes de constituições. De acordo com o ranking nacional da Receita Federal que calcula a média do tempo de abertura de empresas, o Tocantins consolidou-se como um dos líderes nacionais em agilidade para abertura de novos empreendimentos, figurando entre os estados mais rápidos do Brasil, sendo o mais ágil da Região Norte. A análise de processos pela Jucetins registrou em 2025 o tempo médio de 2 horas e 38 minutos, com registros de empresas em minutos.

A agilidade é proporcionada pela utilização da plataforma Simplifica Tocantins integrada a Redesim, além de parcerias que contribuem para a redução do tempo de viabilidade. Para o ano de 2026, a expectativa é a manutenção dessa celeridade com foco na automatização de 100% dos processos de baixa complexidade.

Pioneirismo

Além da eficácia na prestação dos serviços públicos aos usuários, é importante destacar que o profissionalismo, a competência e o comprometimento da equipe técnica da Jucetins fazem toda a diferença. O órgão foi um dos primeiros a serem criados logo após a fundação do Estado em 1988. Ou seja, foi criada em 1º de janeiro de 1989 pela Medida Provisória n° 7, transformada em Lei Estadual n° 7 no dia 23 de janeiro do mesmo ano. A Jucetins é um memorial da história econômica do estado como responsável pelo registro público das empresas mercantis e atividades afins, garantindo a sua segurança e validade jurídica desde a criação do Estado.

O vice-presidente da Jucetins destacou a satisfação em integrar a trajetória da instituição. “É uma honra contribuir com o desenvolvimento do Estado, especialmente por atuar ao lado de profissionais altamente qualificados. A Jucetins conta com servidores de carreira com até 37 anos de atuação, o que representa memória institucional, estabilidade, experiência e excelência na prestação dos serviços públicos. São profissionais que consideramos verdadeiras referências e que inspiram as novas gerações”, afirmou pastor Wesley Lemos.

Segundo um dos servidores pioneiros da Jucetins, Erlan Milhomem, que atua há 37 anos na Jucetins, comemorar essa trajetória representa um fato histórico de avanço dos serviços prestados. “Saímos da era do papel e passamos para o sistema 100% digital, oferecendo todos os serviços on-line. São anos acompanhando e participando dessa trajetória evolutiva que chegou para facilitar a vida dos servidores e dos usuários dos nossos serviços. Foram muitas mudanças, o que tem favorecido a qualidade e a eficiência dos serviços públicos prestados”, enfatiza.

A gerente de Registro Mercantil da Jucetins, Cleci Cassol, uma das servidoras pioneiras da autarquia, destacou os avanços proporcionados pela digitalização dos serviços. “Com o sistema 100% digital, a equipe de analistas da sede e das unidades regionais analisa, em média, 300 processos por dia, o que envolve o monitoramento e a avaliação de documentos de registro empresarial, como constituições, alterações e encerramentos”, afirmou. Segundo ela, a análise técnica realizada pelas Juntas Comerciais é fundamental para assegurar a legalidade, a segurança jurídica e a agilidade no registro dos atos empresariais.

Governo do Tocantins comemora 37 anos da Jucetins com crescimento histórico na abertura de empresas
Dados da Jucetins mostram que o comércio foi o segundo setor da economia com maior percentual de empresas no estado com 36,6% - Geórgya Laranjeira/Governo do Tocantins
Governo do Tocantins comemora 37 anos da Jucetins com crescimento histórico na abertura de empresas
Dados da Jucetins revelam que o setor da economia com maior número de empresas no Estado do Tocantins foi o de serviços com 43,1% - Ademir dos Anjos/Governo do Tocantins
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.