
O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio da Regional de Paraíso do Tocantins e da Área de Proteção Ambiental (APA) Lago de Palmas, realizará doação de mudas para assentamentos, aldeias e instituições parceiras como parte do projetoSaberes Tradicionais e Sustentabilidade. A iniciativa visa à preservação e ao reflorestamento do bioma Cerrado, cumprindo as atividades que serão executadas entre fevereiro e março de 2026.
O projeto também tem como objetivos promover a conscientização ambiental e fortalecer comunidades rurais e aldeias, por meio de palestras, oficinas, orientações e emissão de carteiras de pesca. Serão distribuídas 500 mudas, atendendo aos Projetos de Assentamento (PA) Macaúba, Alegria e à Aldeia Macaúba, no município de Pium. O Assentamento Prata, em Divinópolis, também será beneficiado, este com atenção especial às ações dirigidas às mulheres.
Parte das mudas também será destinada aos municípios de Marianópolis e Paraíso do Tocantins, por meio do projetoPescar com Sustentabilidade. No ano anterior, mais de 1.500 mudas foram doadas em ações dedicadas à proteção e à preservação do Cerrado. As mudas são produzidas no Viveiro da APA Lago de Palmas.
Segundo a supervisora da Unidade Regional de Paraíso do Tocantins, Rute Carlos Marinho, o projeto tem como eixo central fortalecer a educação ambiental e valorizar os saberes tradicionais e ancestrais associados à conservação ambiental. “A iniciativa promoverá a recuperação de áreas de preservação permanente e a manutenção da vegetação nativa do Cerrado. Essas ações impactarão positivamente os territórios, ao fortalecer a segurança alimentar e incentivar o extrativismo sustentável, ampliando oportunidades de geração de renda e destacando o papel das mulheres na proteção, no manejo e no beneficiamento dos recursos do Cerrado”, afirmou.
Além de incentivar o produtor rural na proteção do bioma, o projeto gera benefícios socioeconômicos, contribui para a proteção de recursos hídricos, a recomposição da vegetação nativa e a preservação da biodiversidade cerradeira, promovendo ainda o sentimento de pertencimento e a corresponsabilidade ambiental entre os participantes. Ao integrar saberes tradicionais e políticas públicas, o projeto consolida-se como instrumento de transformação social, cultural e ecológica nos territórios atendidos. Dessa forma, o Naturatins reforça seu papel fundamental como agente de transformação socioambiental.
Tocantins Governo do Tocantins comemora 37 anos da Jucetins com crescimento histórico na abertura de empresas
Tocantins Governador Wanderlei Barbosa reúne equipe de governo para definir ações e diretrizes de 2026
Gurupi - TO Vice-prefeito Adailton Fonseca participa da Abertura do Ano Legislativo de Gurupi e faz balanço positivo das ações de 2025