O Governo do Tocantins registrou nessa terça-feira, 1º de julho, a redução de 24,9% dos focos de queimadas e de 14,8% de área queimada no acumulado de janeiro a maio de 2025, em comparação ao mesmo período do ano passado.
Os dados consolidados pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), por meio do Centro de Inteligência Geográfica em Gestão do Meio Ambiente (Cigma) no Boletim Mensal do Fogo no Tocantins nº 7/2025 apontam que o acumulado de focos de queimada do período foi de 1.392 ocorrências, comparados ao ano anterior que teve 1.854 registros, de acordo com os dados do Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Já o acumulado de área queimada foi de 132,5 mil hectares, comparados aos 155,6 mil hectares registrados em 2024, conforme dados do Monitor do Fogo do MapBiomas.
No acumulado de focos de queimadas, 23,1% das ocorrências (322 focos) são provenientes da Queima Controlada; 10% dos registros (139 focos) da Queima Prescrita; e 66,9% (931 focos) são oriundos da Queima Não Autorizada. Em relação ao acumulado da área queimada nos últimos cinco meses, 11,1% das ocorrências são provenientes da Queima Controlada de 14,8 mil hectares; 35,9% são da Queima Prescrita de 47,5 mil hectares; e 53% são da Queima Não Autorizada de 70,2 mil hectares.
O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, enfatizou que “a redução dos focos e da área queimada nos cinco primeiros meses deste ano é um resultado positivo aos esforços preventivos e de combate ao fogo no estado. Além da redução no acumulado, temos ainda a distinção da parcela destes registros que se referem ao fogo autorizado e não autorizado no estado. Ontem[30 de junho], lançamos oficialmente aOperação Tocantins Mais Verde 2025, que marca o início da maior ação estratégica de combate a incêndios florestais no Tocantins, reforçando o compromisso do Governo do Tocantins com a preservação ambiental e a segurança da população”.
Na ocasião, Marcello Lelis destacou a orientação do governador Wanderlei Barbosa para o Comitê Estadual do Fogo, a Semarh e o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) trabalharem unidos contra o fogo. O secretário ressaltou ainda que a primeira fase de prevenção foi cumprida pelas equipes do Foco no Fogo e do Comitê do Fogo percorrendo o estado e, agora, se inicia a fase de resposta, de combate efetivo ao fogo.
No site daSemarh, o Boletim Mensal do Fogo no Tocantins nº 7/2025, já se encontra disponível.