
O Governo do Tocantins já destinou mais de 1,6 tonelada de recicláveis à associações de catadores de Palmas em 2025. De acordo com o relatório da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) apresentado nesta segunda-feira, 22, no período de janeiro a setembro deste ano, foram recolhidos 1.637,13 kg de materiais recicláveis, sendo destes 438,230 kg de papel, 452,260 kg de plástico, 483,380 kg de vidro, 197,460 de metal e 65,800 kg de eletroeletrônicos.
A equipe de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos recebe, semanalmente, contribuições, que pesadas e acomodadas nos contêineres de coleta seletiva de materiais recicláveis e entregues a uma associação de catadores, por meio do projeto Ecohábito, desenvolvido no Tocantins, no âmbito do programa A3P – Agenda Ambiental na Administração Pública do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).
Com a mobilização, os servidores recebem o incentivo à coleta seletiva e a ação inspira outros órgãos e municípios a adotarem práticas sustentáveis que contribuem para redução do volume de resíduos destinados ao aterro, além de evitar a destinação inadequada de materiais que impactam o meio ambiente.
Às segundas-feiras é realizado o recebimento de recicláveis com o Ecohábito, quando é realizada a coleta dos materiais recicláveis entregues voluntariamente pelos Ecoservidores da Semarh. Esses resíduos são triados e posteriormente encaminhados para associações de catadores parceiras da secretaria. Ao longo da semana são desenvolvidas outras ações de engajamento, divulgação de conteúdos educativos com dicas.
A3P no Tocantins
A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) é um programa criado pelo Ministério do Meio Ambiente com o objetivo de incentivar os órgãos públicos a adotarem práticas sustentáveis. O programa visa aumentar a eficiência na gestão pública, ao mesmo tempo em que promove a conservação ambiental e reduz os custos operacionais dos órgãos públicos. A A3P reflete a preocupação em integrar a sustentabilidade nas atividades administrativas.
Em 2025 foi implementada a rotina sustentável no órgão desenvolvendo ações diárias voltadas à promoção da sustentabilidade no âmbito institucional, em consonância com os princípios da A3P. Para sistematizar essas ações, foi criado o Planner EcoSemarh, uma agenda que organiza práticas sustentáveis realizadas ao longo da semana, com foco na conscientização, engajamento dos servidores e fortalecimento da gestão ambiental interna. Na sexta-feira, 19, o Estado celebrou o Dia Internacional da Limpeza, com os crescentes resultados alcançados.
Em 2024, o processo de adesão à A3P foi iniciado em março, com a aquisição de lixeiras para a coleta seletiva na Semarh e a parceria com cooperativas de catadores. Além disso, a reforma na Semarh incluiu melhorias em infraestrutura, como a troca de fiação elétrica e equipamentos, buscando otimizar recursos naturais e melhorar a qualidade de vida no ambiente de trabalho.
A Semarh também promove, semestralmente, ações do projeto Ecoviver, com o foco na qualidade de vida dos servidores da Pasta.
Tocantins Com apoio do Governo do Tocantins, 5ª edição do Mulheres das Águas reúne lideranças e fortalece protagonismo feminino na gestão hídrica em Natividade
Tocantins Governo do Tocantins premia os campeões da sustentabilidade da Agrotins 2026
Tocantins Governo do Tocantins fortalece monitoramento da qualidade da água com parceria com UFT e Fapto
Tocantins Governo do Tocantins premia municípios por resultados em ações ambientais e gestão sustentável
Tocantins Maratona de inovação promovida pelo Governo do Tocantins premia propostas voltadas a desafios ambientais
Tocantins Governo do Tocantins lança Consulta CAR e consolida plataforma para segurança ambiental no campo
Tocantins Governo do Tocantins mobiliza municípios para restringir uso de recipientes de vidro nas praias durante temporada 2026
Tocantins Governo do Tocantins articula força-tarefa com 13 municípios e UFT para recuperar áreas degradadas e proteger nascentes
Tocantins Governo do Tocantins publica edital de processo seletivo com bolsas de R$ 3,1 mil para gestão de recursos hídricos