
A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins (Semarh) representou o Governo do Tocantins na 49ª reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do Lago de Palmas (CBHLP), ocasião em que foi realizada a eleição da nova mesa diretora para o triênio 2025/2028.
Foram eleitos Mac David da Silva Pinto, representante da sociedade civil, para o cargo de presidente; Wislane Viana dos Santos, representante do poder público, como vice-presidente; Marise Tanaka Suzuki, representante dos usuários de água, como 1ª secretária executiva; e Libânia Ferreira de Faria Bucar, representante da sociedade civil, como 2ª secretária.
O novo presidente agradeceu a confiança recebida e reafirmou seu compromisso com uma gestão participativa, pautada no diálogo, no trabalho em equipe e na construção coletiva com os municípios. “Juntos, vamos avançar na implantação dos instrumentos de gestão das águas, com destaque para a cobrança pelo uso da água, um passo essencial para a valorização e a sustentabilidade dos nossos recursos hídricos”, declarou Wislane Viana dos Santos.
O comitê é formado por 58 membros, sendo 28 titulares, os quais possuem direito a voto, conforme o regimento interno do colegiado. Para a realização da eleição foi necessário quórum mínimo de 50% mais um dos membros titulares. Na reunião, realizada no ultimo dia 3 de outubro, 70% dos representantes titulares estiveram presentes e aprovaram a nova composição por unanimidade.
Comitê da Bacia Hidrográfica do Lago de Palmas
Criado em maio de 2011, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Lago de Palmas (CBHLP) é um órgão colegiado de caráter consultivo e deliberativo, responsável por promover a gestão integrada e participativa dos recursos hídricos da região central do Tocantins.
Sua atuação abrange uma área de aproximadamente 17.760 km², distribuída por 24 municípios, reunindo representantes do poder público, da sociedade civil organizada e dos usuários de água.
Entre suas principais atribuições estão: aprovar o Plano de Recursos Hídricos da bacia, mediar conflitos relacionados ao uso da água, e propor ações que assegurem o uso sustentável e a conservação dos mananciais. O comitê desempenha, assim, um papel essencial no fortalecimento da governança hídrica e na promoção do desenvolvimento sustentável em todo o território abrangido pela bacia do Lago de Palmas.
Tocantins Com apoio do Governo do Tocantins, 5ª edição do Mulheres das Águas reúne lideranças e fortalece protagonismo feminino na gestão hídrica em Natividade
Tocantins Governo do Tocantins premia os campeões da sustentabilidade da Agrotins 2026
Tocantins Governo do Tocantins fortalece monitoramento da qualidade da água com parceria com UFT e Fapto
Tocantins Governo do Tocantins premia municípios por resultados em ações ambientais e gestão sustentável
Tocantins Maratona de inovação promovida pelo Governo do Tocantins premia propostas voltadas a desafios ambientais
Tocantins Governo do Tocantins lança Consulta CAR e consolida plataforma para segurança ambiental no campo
Tocantins Governo do Tocantins mobiliza municípios para restringir uso de recipientes de vidro nas praias durante temporada 2026
Tocantins Governo do Tocantins articula força-tarefa com 13 municípios e UFT para recuperar áreas degradadas e proteger nascentes
Tocantins Governo do Tocantins publica edital de processo seletivo com bolsas de R$ 3,1 mil para gestão de recursos hídricos