
Os produtores rurais atenderam o chamado do Governo do Tocantins na campanha de declaração das informações pecuárias com 92,90% das propriedades declaradas, das 72.214 registradas com explorações pecuárias (agrupamento de uma ou mais espécies de animais dentro de uma propriedade). A campanha ocorreu entre os dias 1° e 31 de maio com prorrogação do prazo para 16 de junho. O sistema da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) tem cadastrados 62.011 produtores rurais.
Pela primeira vez, o Estado ultrapassou 11 milhões de bovídeos. Os dados demonstram que foram declarados 11,2 milhões de bovinos; 6.291 búfalos; 193.377 equinos; 161.661 asininos; 33.089 muares; 3.659 suínos; caprinos 10.041 e 91.827 ovinos. O responsável técnico pelo Programa Estadual de Vigilância em Febre Aftosa da Adapec, João Eduardo Pires, explica que, com a suspensão da vacinação contra febre aftosa, a responsabilidade de toda cadeia produtiva aumentou em relação ao fortalecimento da vigilância dos rebanhos para garantir a sanidade dos animais. “O cadastro atualizado de bovinos e de outras espécies dá mais segurança no monitoramento dos animais, principalmente em caso de emergência sanitária”.
O presidente da Adapec, Paulo Lima, afirma que a suspensão da vacinação antiaftosa foi uma grande conquista histórica e um grande avanço na agropecuária. Além disso, a declaração é primordial para o Tocantins continuar evoluindo no status sanitário. “O resultado da campanha foi excelente e comprovou que todos estão conscientes da sua responsabilidade”, ressalta.
O produtor que deixou de declarar será multado em R$ 127,69 por propriedade e terá a ficha cadastral bloqueada até regularização. A emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) também ficará impedida até a atualização cadastral.
Para mais informações, o produtor rural poderá procurar o escritório mais próximo da Adapec ou ligar 0800 063 11 22.
FEIRAS 2024 Governador Wanderlei Barbosa recebe Faet e sindicatos rurais para discutir apoio às feiras agropecuárias em 2024
AGROTINS 2024 Governo do Tocantins inicia preparativos para a Agrotins 2024
INVESTE 6 MILHÕES Governo do Tocantins investe mais de R$ 6 milhões no fortalecimento do sistema de defesa agropecuária
FENESUP Feira de Negócios da região sul de Palmas começa nesta quinta-feira, 7, com o apoio do Governo do Tocantins
DENUNCIA Campanha denuncia privilégios dos super-ricos do agronegócio
EXPOAGRA Amélio Cayres destaca fortalecimento do Agro no Bico do Papagaio durante abertura da Expoagra
AOS 35 ANOS Aos 35 anos, Tocantins projeta se tornar referência mundial na produção agrícola com responsabilidade ambiental
MAIOR PRODUTOR Governo do Tocantins fomenta agronegócio e Estado se torna o maior produtor de grãos da região Norte
SIMPÓSIO DE BOVINO Simpósio de Reprodução Bovina em Palmas reúne mais de 500 participantes