
O 6º Simpósio de Reprodução Bovina, realizado nos dias 1º e 2 de setembro atraiu produtores rurais, estudantes, pesquisadores e profissionais da área que vieram de diversas regiões do Brasil para aprimorar seus conhecimentos na área de IATF. Durante os dois dias de evento, os participantes tiveram acesso a palestras, workshops e rodas de conversa com especialistas renomados da área.
Ícaro Pereira, médico veterinário e produtor rural, que viajou da Bahia para se manter atualizado sobre as últimas tendências no setor, destaca a importância do evento como um polo de aprendizado e networking para pecuaristas de todo o país. “A diversidade de experiências e conhecimentos enriqueceu as discussões, tive debates produtivos sobre os desafios enfrentados pela indústria de reprodução bovina, além de ter a oportunidade de ver de perto as melhores práticas pecuaristas”, ressalta.
O palestrante João Eduardo Pinto Pires, médico veterinário e pesquisador, abordou os avanços no controle da febre aftosa e os impactos econômicos e sanitários positivos que a retirada da vacinação no Tocantins pode trazer para o produtor. “O produtor precisa produzir com qualidade e sanidade para ser competitivo em todos os mercados, seja no âmbito nacional ou internacional. Dessa forma é necessário que ele entenda a importância de se ter áreas livres de Febre Aftosa, ‘sem vacinação’, e principalmente que entenda que só tem a ganhar com isso. Quando o produtor mostra que seu rebanho está livre de doenças, os valores tendem a aumentar significativamente, ou seja, eles têm acesso a mercados que pagam mais por seus bovinos”, esclarece.
Celso Guelfi, produtor rural que participa do simpósio desde a primeira edição, reforça a importância do evento para a indústria pecuária. “Com sua diversidade de participantes e discussões de alto nível, o 6º Simpósio de Reprodução Bovina reforçou sua posição como um catalisador para a disseminação de conhecimento e avanços na reprodução bovina, contribuindo para a melhoria da produtividade e saúde do gado”, pontua.
Para Danilo Pincinato, um dos idealizadores e organizadores do evento, o simpósio já se consolidou como um dos principais encontros do setor no país. Para ele, o evento proporciona uma plataforma única para a troca de conhecimento, networking e a exploração das mais recentes inovações no campo da reprodução bovina. “Durante esses dois dias conseguimos ver o comprometimento dos produtores e profissionais da área em buscar constantemente formas de melhorar a produção e a qualidade do seu gado”, finaliza.
Realização:
O evento é uma promoção da Clivar Reprodução Bovina, MSD Saúde Animal, em parceria com a Ulbra Palmas; Remate 63; Prefeitura de Palmas; ST Repro; Nutron/Cargill; Fazendas C4+; Alvorada Agropecuária; Agroline, MF Rural, Conexão Agrícola e SmartPEC e Ponto Fibra.
FEIRAS 2024 Governador Wanderlei Barbosa recebe Faet e sindicatos rurais para discutir apoio às feiras agropecuárias em 2024
AGROTINS 2024 Governo do Tocantins inicia preparativos para a Agrotins 2024
INVESTE 6 MILHÕES Governo do Tocantins investe mais de R$ 6 milhões no fortalecimento do sistema de defesa agropecuária
FENESUP Feira de Negócios da região sul de Palmas começa nesta quinta-feira, 7, com o apoio do Governo do Tocantins
DENUNCIA Campanha denuncia privilégios dos super-ricos do agronegócio
EXPOAGRA Amélio Cayres destaca fortalecimento do Agro no Bico do Papagaio durante abertura da Expoagra
AOS 35 ANOS Aos 35 anos, Tocantins projeta se tornar referência mundial na produção agrícola com responsabilidade ambiental
MAIOR PRODUTOR Governo do Tocantins fomenta agronegócio e Estado se torna o maior produtor de grãos da região Norte
POTENCIAL DO AGRO Vice-governador apresenta potencial do agronegócio do Estado para embaixador da Colômbia