
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), destacou nesse sábado, 5, a relevância do uso de tecnologias avançadas na criação de bovinos para alcançar padrões superiores de qualidade da carne durante o Meat Day. Com o tema “Origem Rastreada, Qualidade Comprovada”, o evento foi realizado na Fazenda Bacaba (Agrojem), em Miranorte, reunindo 550 pessoas entre produtores, técnicos, especialistas e representantes de instituições públicas e privadas.
O produtor Flávio Corrêa Silva, da Fazenda São Bento, em Miranorte, afirmou que o evento amplia o conhecimento de quem investe em criação com padrão de qualidade. “É um espaço essencial para aprimorar nossas práticas. Já trabalho com Nelore Puro de Origem (P.O) e vendo, anualmente, cerca de 25 tourinhos. A meta é chegar a 60 animais vendidos até 2030, todos criados a pasto e com uso das tecnologias disponíveis. Meu diferencial é oferecer animais com boa genética e preço acessível, atendendo especialmente pequenos produtores da região”, explicou.
Durante a programação, o palestrante Maurício Palma Nogueira apresentou a palestra “Mercado Pecuário: Cenário e Perspectivas”, trazendo um panorama da produção mundial, nacional e estadual. Ele enfatizou o papel das tecnologias no aumento da produtividade. “Entre as principais ferramentas para alcançar carne de alto padrão estão o gerenciamento eficiente, o manejo de pasto, a nutrição adequada e o investimento em genética”, reforçou.
O coordenador de confinamento da Fazenda Bacaba, Hélio Dias Noleto Júnior, explicou que a produção de carne de qualidade exige rigor técnico. “Aqui trabalhamos com animais no sistema de engorda. Em três meses, eles já estão prontos para o abate. A ração inclui silagem de capim, milho moído, casquinha de soja e DDG (grãos secos de destilaria), sempre visando o melhor resultado na qualidade da carne”, detalhou.
A programação contou com palestras sobre genética, manejo, cria, recria e engorda, nutrição, rastreabilidade, exportação, mercado da carne e apresentação de casos de sucesso de produtores que alcançaram padrão elevado de qualidade.
Fazenda Bacaba
A Fazenda Bacaba realiza o abate anual de 140 mil animais em duas unidades produtivas, sendo responsável por 55% do total. A propriedade trabalha com sistema de engorda e possui capacidade estática para 35 mil animais, com 23 mil atualmente em confinamento, distribuídos em 60 hectares. Cerca de 95% da produção é exportada para o mercado chinês, atendendo rigorosamente aos critérios exigidos pelo país.
Tocantins Governo do Tocantins e instituição internacional assinam termo de cooperação técnica para a construção do plano de rastreabilidade do rebanho bovino no estado
Tocantins Em Miranorte, Governo do Tocantins e parceiros realizam a 3ª edição do Meat Day neste sábado, 6
Tocantins Governo do Tocantins e parceiros realizam a 3ª edição do Meat Day neste sábado, 6, em Miranorte
Tocantins Governo do Tocantins beneficia 42 mil agricultores familiares com entrega de kits de hortifrúti e sementes pelo programa Mesa Farta
Tocantins Governo do Tocantins articula ações com setor de laticínios para fortalecer a cadeia produtiva do leite
Tocantins Governo do Tocantins e parceiros abrem inscrições para a 3ª edição do Meat Day 2025 na região central do estado
Tocantins Governo do Tocantins e Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar promovem capacitação de extensionistas rurais do estado
Tocantins Governo do Tocantins e produtores articulam criação da Câmara Setorial de Florestas Plantadas
Tocantins Governo do Tocantins e empresa de laticínios alinham ações para impulsionar a pecuária leiteira no estado