Terça, 18 de Novembro de 2025
29°

Tempo limpo

Palmas, TO

Saúde Tocantins

Encontro de Ostomizados do Governo do Tocantins promove integração entre equipes, pacientes e familiares

Evento organizado pela SES-TO promoveu acolhimento humanizado e esclarecimento de dúvidas

18/11/2025 às 10h30
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Ação foi marcada pela extrema relevância para a promoção da saúde, acolhimento e integração social das pessoas ostomizadas - Foto: Ananda Santos/Governo do Tocantins
Ação foi marcada pela extrema relevância para a promoção da saúde, acolhimento e integração social das pessoas ostomizadas - Foto: Ananda Santos/Governo do Tocantins

O 4º Encontro de Ostomizados realizado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), nessa segunda-feira, 17, foi marcado pela extrema relevância para a promoção da saúde, acolhimento e integração social das pessoas ostomizadas. O evento contou com a participação de pacientes, familiares, profissionais da saúde, gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) e apoiadores. Realizado no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o encontro foi coordenado pela Superintendência da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (SRCPCD/SES-TO).

No Tocantins, 350 pacientes estão inseridos no Serviço dos Centros de Reabilitação. O número geral de ostomizados no estado ainda é desconhecido, pois muitos pacientes não seguem o fluxo para atendimento e acompanhamento de reabilitação na rede SUS. De acordo com dados do Ministério da Saúde, existem mais de 400 mil pessoas ostomizadas no Brasil.

“Já superamos muitas barreiras na atenção aos ostomizados; hoje em dia não temos desabastecimentos, mas sabemos que ainda não é o suficiente. O nosso papel é esse, trabalhar para avançar e melhorar a qualidade da assistência. Por isso queremos ampliar a qualificação técnica profissional e pensar em algo voltado para as unidades básicas de saúde dos 139 municípios, que são os acessos diretos aos pacientes a partir das visitas domiciliares, visando melhorar o cuidado e atenção aos ostomizados”, destacou a superintendente da RCPCD, Débora Okabaiashi.

O aposentado Jerônimo Teles levou a esposa Ana Aires, para participar do evento. “Gostei muito do evento, prestei atenção, aprendi bastante. Eu cuido da minha esposa, ela é ostomizada e às vezes ocorre que vaza muito, então tenho que trocar várias vezes. E nós viemos para isso, tirar nossas dúvidas, saber mais sobre as bolsas, aprender mais e falar com quem também é ostomizado”.

“Foi muito bom o encontro, aprendi e tirei dúvidas. Até então eu não conhecia essa bolsa de colostomia, tem mais de um mês que eu fiz a cirurgia, foi então que o médico colocou ela e agora uso”, afirmou a professora aposentada e ostomizada, Maria do Bonfim, acompanhada no evento pela filha, Wilmara do Bonfim.

“Eu cuido da minha mãe ostomizada e estou gostando e aprendendo muito aqui, é importante ter esse evento direcionado só para eles, porque é uma coisa nova no corpo da pessoa que é preciso lidar. Era uma coisa que eu nem imaginava na minha família, mas graças a Deus estamos lidando bem”, afirmou a acompanhante e técnica de enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde de Monte do Carmo, Wilmara do Bonfim.

Segundo a enfermeira do setor de Estomaterapia do (HRPN), Talita Rocha, a ostomia é um marco físico e um processo de reconstrução de identidade. "Nosso papel é unir o cuidado técnico ao cuidado humano. Cada orientação e cada troca bem-sucedida representam um passo em direção à autonomia e dignidade. Mais do que fechar feridas, ajudamos o paciente a se reencontrar com o próprio corpo e é isso que torna a estomaterapia uma arte dentro da enfermagem”.

O vice-presidente da Associação dos Ostomizados do Tocantins, Ronaldo Ernesto Fick relatou que o evento foi muito importante para os ostomizados. "Esse novo formato talk show que nos apresentaram nesse evento foi muito interessante, muito bom, com os médicos, enfermeiras e gestores. Ficou muito mais participativo para nós, do que só ficar ouvindo palestras técnicas. Demonstrou também a evolução que nós tivemos do pessoal técnico, principalmente da enfermagem, que nos atende mais diretamente no dia a dia. Então essa qualificação dos enfermeiros é muito importante e nós sentimos essa evolução profissional e também dos materiais que nos disponibilizam, então é isso, foi muito interessante e vamos aguardar o próximo”.

Assistência

No Tocantins, existem dois Centros Especializados em Reabilitação (CER) e dois Serviço Especializado em Reabilitação (SER), que acolhem pessoas ostomizadas reguladas pelos municípios. As unidades da SES-TO estão em Palmas, Araguaína, Colinas e Porto Nacional.

A enfermeira especializada em estomoterapia, Andressa Ibaralujo, cuida dos pacientes ostomizados e conta sobre o serviço oferecido. “No CER III, os pacientes são atendidos diariamente por enfermeiros, em um turno que vai de 7 às 19 horas, via Sistema Nacional de Regulação, e também fazemos o retorno desses pacientes conforme a necessidade. Primeiramente é feito um cadastro do paciente no centro de reabilitação, que passa a receber atendimento enquanto faz uso da bolsa de colostomia, seja ela temporária ou definitiva. As bolsas coletoras são distribuídas conforme a necessidade de cada um. Em média, o Tocantins entrega 30 bolsas mensalmente para cada paciente, e esse paciente vai usar essa bolsa de três a cinco dias”.

Os serviços oferecidos ao paciente contam com equipes multidisciplinares, compostas por médico, enfermeiro, nutricionista e psicólogo que ofertam orientação e cuidados com a ostomia.

 Encontro de Ostomizados do Governo do Tocantins promove integração entre equipes, pacientes e familiares
Jerônimo Teles levou a esposa Ana Aires para participar do evento - Ananda Santos/Governo do Tocantins
 Encontro de Ostomizados do Governo do Tocantins promove integração entre equipes, pacientes e familiares
Professora aposentada e ostomizada, Maria do Bonfim, foi acompanhada no evento pela filha, Wilmara do Bonfim - Ananda Santos/Governo do Tocantins
 Encontro de Ostomizados do Governo do Tocantins promove integração entre equipes, pacientes e familiares
Evento contou com a participação de pessoas ostomizadas e familiares, profissionais da saúde, gestores do Sistema Único de Saúde - Ananda Santos/Governo do Tocantins
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.