
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), realizou nesta quinta-feira, 13, mais uma importante ação voltada à reabilitação e à inclusão de pessoas com deficiência. No Centro Especializado em Reabilitação (CER 3), em Palmas, foram entregues 16 novas próteses a pacientes de diferentes municípios, em um momento marcado por emoção, superação e esperança.
A iniciativa integra as políticas públicas do Governo do Tocantins para ampliação do acesso a órteses e próteses por meio dos Centros Especializados em Reabilitação (CERs), fortalecendo o cuidado integral e a autonomia das pessoas com deficiência.
Entre os beneficiados está o morador de Aparecida do Rio Negro, José das Neves, que sofreu amputação bilateral em decorrência do diabetes e se emocionou ao voltar a caminhar. “O dia de hoje é maravilhoso, graças a Deus. As próteses são confortáveis, estou muito satisfeito. Fico até sem palavras para agradecer”, contou.
O secretário de Estado da Saúde, Vânio Rodrigues, destacou que a entrega representa o compromisso do Governo com a dignidade e a qualidade de vida dos tocantinenses. “Devolver a mobilidade às pessoas é proporcionar independência e qualidade de vida. O governador Laurez Moreira tem determinado que o cuidado integral à saúde seja prioridade, e trabalharemos incansavelmente para fortalecer o SUS no Tocantins”, afirmou.
A superintendente da Rede de Cuidados da Pessoa com Deficiência (RCPDC/SES-TO), Débora Okabayashi, ressaltou o impacto humano dessas ações. “Cada entrega representa o compromisso do Estado com a dignidade humana. Essas próteses vão muito além de um equipamento de apoio, são o resgate da independência, da autoestima e da confiança. Ver cada paciente dando seus primeiros passos é ver o resultado concreto do nosso trabalho”, destacou.
Outro momento marcante foi o do paciente Valmir Soares Júnior, de Barrolândia, que perdeu parte da perna em um acidente e deu seus primeiros passos com a nova prótese. “Estou me sentindo muito bem, graças a Deus. Agora é continuar o processo de reabilitação”, disse emocionado.
A gerente de Gestão do CER 3, Raidênia Oliveira, também ressaltou o papel das equipes técnicas. “Ver a alegria dos pacientes é o combustível do nosso trabalho. Cada prótese entregue é fruto do esforço conjunto da Rede de Cuidados da Pessoa com Deficiência e de toda a equipe do CER 3 de Palmas. Hoje, a emoção tomou conta de todos nós”, concluiu.
Tocantins Governo do Tocantins instala painéis solares no Hospital Regional de Paraíso
Tocantins Governo do Tocantins fortalece políticas de enfrentamento ao racismo na saúde durante o 1º Encontro Nacional de Educação em Saúde da População Negra
Saúde Sociedade pediátrica é contra projeto que dificulta aborto legal