
O Governo do Estado, em parceria Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) instalou, no Hospital Regional de Paraíso do Tocantins (HRPT), um moderno sistema de energia solar fotovoltaico, marcando um importante passo rumo à sustentabilidade e à eficiência no consumo de energia elétrica. A iniciativa faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE).
O projeto iniciou ainda em 2023, quando foram substituídos aparelhos de ar-condicionado antigos por modelos mais modernos e econômicos, o que já proporcionou uma redução de cerca de 15% no consumo de energia. Agora, com a instalação dos painéis solares, a expectativa é que o hospital alcance até 40% de economia no consumo total de eletricidade.
Segundo o diretor-geral do HRPT, Diego Segger, essa economia representa um avanço significativo para a unidade. "Com a instalação dos painéis, a expectativa é que possamos chegar aos 40% de redução, e esse valor economizado poderá ser aplicado em outras áreas para suprir custos hospitalares e melhorar ainda mais a assistência à população”, revelou.
O investimento trará também benefícios ambientais, contribuindo para a redução das emissões de gases poluentes e para o uso de uma fonte de energia limpa e renovável. “A iniciativa reflete o potencial das energias renováveis em promover autossuficiência energética e redução de despesas operacionais, além de estar alinhada com os princípios do programa de eficiência energética”, afirmou o analista de Eficiência Energética do Grupo Energisa, Lutiary Basílio de Oliveira e Silva.
O sistema fotovoltaico é composto por painéis capazes de captar a radiação solar e convertê-la em energia elétrica por meio do efeito fotovoltaico. Essa energia é então transformada por um inversor solar, tornando-se adequada para uso direto na rede elétrica do hospital ou para geração de créditos energéticos.
Tocantins Governo do Tocantins reforça compromisso com a reabilitação e a autonomia das pessoas com deficiência
Tocantins Governo do Tocantins fortalece políticas de enfrentamento ao racismo na saúde durante o 1º Encontro Nacional de Educação em Saúde da População Negra
Saúde Sociedade pediátrica é contra projeto que dificulta aborto legal