Sexta, 07 de Novembro de 2025
28°

Parcialmente nublado

Palmas, TO

Agricultura Tocantins

Governo do Tocantins e produtores articulam criação da Câmara Setorial de Florestas Plantadas

Estado possui atualmente uma área aproximada de 100 mil hectares de florestas plantadas

07/11/2025 às 14h41
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Reunião debate criação da Câmara Setorial de Silvicultura no Tocantins - Foto: Esequias Araújo/Governo do Tocantins
Reunião debate criação da Câmara Setorial de Silvicultura no Tocantins - Foto: Esequias Araújo/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), juntamente com produtores do segmento silvícola, planeja a criação da Câmara Setorial de Florestas Plantadas no Estado. O diretor de Agricultura, Agronegócio e Pecuária da Seagro, José Américo Vasconcelos, reuniu-se nessa quinta-feira, 6, com produtores de eucalipto para avançar nas tratativas de criação da Câmara Setorial.

A Câmara tem como propósito fortalecer a silvicultura no Tocantins, garantindo o atendimento às demandas crescentes por biomassa para geração de energia. Essa iniciativa busca suprir necessidades estratégicas de setores como secadores de grãos, indústrias de etanol de milho, frigoríficos e fábricas de móveis, promovendo um desenvolvimento sustentável e integrado da cadeia produtiva.

Segundo o diretor da Seagro, José Américo, o objetivo é incentivar a produção de florestas plantadas de forma planejada e sustentável. “Entre as principais metas está a criação da Câmara Setorial de Florestas Plantadas, que irá atender às necessidades dos produtores e às demandas do setor produtivo. Atualmente, o Estado conta com 2,66 milhões de hectares consolidados com plantio de grãos, que exigem biomassa no processo pós-colheita. Essa iniciativa deve impulsionar o desenvolvimento da silvicultura no Tocantins e fortalecer práticas como o sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF)”, destacou.

O produtor Oscar Hasenbomm, proprietário das fazendas Veredas e Caiçara, no município de São Félix do Tocantins, possui um plantio de 323 hectares de eucalipto. “A criação da Câmara será uma ferramenta para impulsionar o plantio de florestas plantadas. Podemos observar que, no cenário atual, existe uma demanda crescente por biomassa por parte das agroindústrias para geração de energia”, explicou.

O Tocantins possui uma área aproximada de 100 mil hectares de florestas plantadas, entre eucalipto, seringueira, mogno africano, entre outras.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.