Sexta, 31 de Outubro de 2025
35°

Parcialmente nublado

Palmas, TO

Cultura Tocantins

Governo do Tocantins recebe equipe do longa de comédia “O Julgamento de Arlete”, contemplado pela Lei Paulo Gustavo

Longa-metragem recebeu R$ 1,3 milhão e reúne talentos tocantinenses em sua produção e elenco

31/10/2025 às 11h01
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Encontro entre a equipe da Secult e as representantes do longa-metragem - Foto: Paulo Gualberto/Governo do Tocantins
Encontro entre a equipe da Secult e as representantes do longa-metragem - Foto: Paulo Gualberto/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), recebeu na quinta-feira, 30, a visita da diretora, produtora e roteirista Claudia Roberta e da atriz e roteirista Letícia Cerqueira, natural de Porto Nacional, que apresentaram o trailer do longa-metragem O Julgamento de Arlete. A comédia foi contemplada pelo edital Audiovisual Tocantins 2023, da Lei Paulo Gustavo (LPG), e recebeu R$ 1,3 milhão em recursos para sua realização.

Durante a exibição, a secretária interina da Cultura, Valéria Kurovski, destacou o entusiasmo com o projeto e a importância da produção para o audiovisual tocantinense. "É o primeiro projeto do edital cujo trailer é apresentado oficialmente à Secult, e isso é muito especial para nós. O trabalho da equipe mostra o potencial criativo que temos no Tocantins e o quanto políticas de fomento, como a Lei Paulo Gustavo, têm ajudado", afirmou Valéria.

Produzido pela ‘Cerrado Criativo’, produtora sediada em Porto Nacional, o filme marca a estreia de Claudia Roberta na direção e no roteiro de um longa-metragem. É também a primeira produção de ficção realizada por uma produtora local da cidade, o que representa um avanço importante para o desenvolvimento do setor audiovisual tocantinense. “Este projeto representou um grande desafio, marcando minha estreia na direção, roteiro e produção de um longa-metragem. Buscamos mobilizar profissionais do Tocantins e de outras regiões, e estamos satisfeitos com o resultado alcançado”, explicou Claudia.

A comédia está em fase de finalização e conta com elenco totalmente tocantinense, com destaque para a atuação da portuense Letícia Cerqueira, que interpreta a protagonista Arlete. A produção já firmou parceria com a distribuidora Borboletas Filmes, de Salvador (BA), e tem lançamento previsto para setembro de 2026, após circular em festivais. “A realização desse filme representou a concretização de um sonho. Sempre tive grande paixão pelo cinema e o desejo de produzir um filme. Sinto que concretizei um sonho de infância, especialmente por ter filmado em minha cidade natal, Porto Nacional”, afirmou Letícia. “Preparei-me intensamente para esse trabalho e me sinto feliz por poder representar o talento do nosso estado.”

Além da secretária interina Valéria Kurovski, também estiveram presentes durante a exibição do trailer, a assessora de gabinete da Secult Lara Faez, o superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura, Antônio Miranda, e a analista técnica da Comissão de Editais Ana Elisa Martins.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.