
A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e a Comissão Organizadora do Fórum e da Teia Estadual de Cultura Viva prorrogaram, até o domingo, dia 26 de outubro de 2025, o prazo para preenchimento do formulário de inscrição dos Pontos de Cultura.
A medida busca garantir a ampla participação de entidades culturais de todo o estado e fortalecer a representatividade da Rede Cultura Viva Tocantinense nas discussões e nas deliberações do Fórum Estadual da Política Nacional de Cultura Viva, que ocorrerá entre 12 e 14 de dezembro, com abertura oficial em Palmas e atividades em Taquaruçu (distrito de Palmas).
O credenciamento pode ser realizado por meio de formulário eletrônico disponível nestelink. A iniciativa é voltada a todos os Pontos de Cultura reconhecidos nas esferas municipal, estadual e nacional, sendo permitido o credenciamento de um representante por instituição.
Inscrição prévia e credenciamento oficial
O preenchimento do formulário representa somente a inscrição e a mobilização prévia para a Teia Estadual. O credenciamento oficial será realizado presencialmente no local do evento, momento em que se efetivará a presença, certificação e direito à voz, voto e candidatura a uma das vagas de delegado(a).
Participação e ajuda de custo
Os Pontos de Cultura do interior que desejarem receber ajuda de custo para deslocamento e participação deverão efetivar a inscrição no formulário até o novo prazo estabelecido.
Segundo a Comissão Organizadora, a prorrogação reforça o compromisso com a gestão participativa e democrática das políticas culturais, garantindo a presença de representantes de diferentes territórios — rurais, urbanos, indígenas, quilombolas e periféricos — no processo de construção coletiva da Rede Cultura Viva no Tocantins.
Etapa preparatória para a Teia Nacional
O Fórum e a Teia Estadual de Cultura Viva integram a etapa preparatória para a 6ª Teia Nacional dos Pontos de Cultura, que será realizada de 24 a 29 de março de 2026, em Aracruz/ES, com o temaPela Justiça Climática.
Comissão organizadora
Instituída pela Portaria nº 104/2025, de 8 de outubro, a Comissão é composta por representantes da sociedade civil e do poder público, entre eles Erval Benmuyal (Pontão Estadual Tambores do Tocantins), Darlan Soares, Andrea Lambertucci, Bruna Oliveira, Márcio Bello, Lêda Galvão Matias, Cícero Belém Filho, Antônio Miranda dos Santos (superintendente de Fomento e Incentivo à Cultura/Secult) e Juscelino Alves de Oliveira (assessor técnico/Secult).
O grupo é responsável por conduzir a organização do Fórum e da Teia Estadual, assegurando uma participação diversa, paritária e representativa de toda a Rede Cultura Viva tocantinense.
Tocantins Durante caravana do projeto Vida de Mulher, Secult amplia acesso ao cadastro de artesãs no norte do Tocantins
Tocantins Secult destaca produções tocantinenses para assistir, ouvir e visitar
Tocantins Viabilizada pelo Governo do Tocantins, websérie Black Music TOur chega à terceira temporada com estreia nesta quarta-feira, 28
Tocantins Governo do Tocantins viabiliza produção de álbum autoral da banda tocantinense Big Marias
Tocantins Festejo de São Sebastião integra o Calendário Cultural do Tocantins e fortalece tradições nos municípios do estado
Tocantins Projeto "Invasão do Pequi 2" une música e artes visuais em exposição em Palmas
Tocantins Com incentivo do Governo do Tocantins, série em quadrinhos de autor tocantinense é lançada em Palmas
Tocantins Exposição “Antropogênico” segue até dia 14 de janeiro no Palácio Araguaia com entrada gratuita
Tocantins Viabilizado pela Lei Paulo Gustavo, longa-metragem “Entramas” chega a Bangladesh e marca estreia internacional