Quarta, 01 de Outubro de 2025
28°

Tempo limpo

Palmas, TO

Cultura Tocantins

Em Caseara, Governo do Tocantins promove acesso à cultura, literatura e tecnologia com o MovCEU

Ação da Secult reuniu crianças, artesãos e comunidade durante dois dias de programação realizadas na cidade e na Pousada Eco Araguaia

01/10/2025 às 19h55
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
MovCEU em ação na Pousada Eco Araguaiafoto Gabriela Santos Governo do Tocantins - Foto: Gabriela Santos/Governo do Tocantins
MovCEU em ação na Pousada Eco Araguaiafoto Gabriela Santos Governo do Tocantins - Foto: Gabriela Santos/Governo do Tocantins

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) levou o equipamento cultural itinerante MovCEU ao município de Caseara nos dias 29 e 30 de setembro, com uma programação repleta de atividades culturais e educativas em diversos pontos da cidade, promovendo o acesso à cultura, literatura e tecnologia.

Na segunda-feira, 29, no Ginásio Esportivo Paulo Celestino, a ação foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. A programação incluiu roda de leitura, experiências imersivas com óculos de realidade virtual, exibição dos documentários Dona Regina, o Labirinto e o Tempo produzido Assessoria de Comunicação da Secult, e Taieiras e Congos de Monte do Carmo uma produção da Universidade Federal do Tocantins (UFT) em um convênio firmado com a Secult para a elaboração do dossiê, pago com recursos do Fundo Estadual de Cultura.

Também houve apresentações dos grupos locais Semear Capoeira e Violão Popular Coletivo, projetos culturais desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

A coordenadora do MovCEU, Lucy Alves, destacou a importância de aproximar a população dos bens culturais. “O MovCEU proporciona um espaço de encontro e descobertas. Cada vez que chegamos a um novo município, fortalecemos o acesso à leitura, às artes e às tecnologias, mostrando que a cultura pode transformar vidas quando está próxima das pessoas”, ressaltou.

O secretário municipal de Esporte e Lazer de Caseara, Ardilles Nascimento, reforçou o impacto da ação na comunidade local. “Esse projeto é muito importante, especialmente para as crianças. Oferecer atividades como a biblioteca itinerante e as vivências culturais é garantir lazer de qualidade e aprendizado em um ambiente saudável. Tanto na cidade quanto na zona rural, ações como essa marcam a vida das pessoas”, afirmou.

Cadastramento de Artesãos

Ainda no Ginásio Paulo Celestino, a Secult realizou o cadastramento para emissão da Carteira Nacional do Artesão. A artesã e presidente da Associação de Mulheres Agroextrativistas da APA Cantão, Lidejane Lopes, de 48 anos, que trabalha com o artesanato em cabaças, destacou o valor simbólico da iniciativa.

“Ter acesso à Carteira Nacional do Artesão é como conquistar uma segunda identidade ancestral. As cabaças que hoje utilizamos na produção artesanal remetem às nossas avós, que nelas guardavam a farinha do nosso alimento. É uma honra e uma alegria receber esse reconhecimento, que abre novas possibilidades para o nosso trabalho”, afirmou.

Pousada Eco Araguaia

Na terça-feira, 30, crianças moradoras da região próxima à Pousada Eco Araguaia participaram de uma manhã de lazer e aprendizado com a biblioteca itinerante do MovCEU e atividades com realidade virtual. A ação, realizada em parceria com o projeto Biblioteca Floresta, contemplado pela PNAB, e com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, proporcionou momentos de cultura, diversão e integração comunitária.

Em Caseara, Governo do Tocantins promove acesso à cultura, literatura e tecnologia com o MovCEU
A artesã Lidejane Lopes realiza cadastro para emissão da Carteira Nacional do Artesão - Gabriela Santos/Governo do Tocantins
Em Caseara, Governo do Tocantins promove acesso à cultura, literatura e tecnologia com o MovCEU
Programação levou biblioteca itinerante, realidade virtual, apresentações artísticas e cadastramento de artesãos - Gabriela Santos/Governo do Tocantins
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.