Sábado, 13 de Setembro de 2025
26°

Tempo limpo

Palmas, TO

Cidades Palmas - TO

Semus promove mutirão contra a dengue na Arse 24 nesta quarta-feira, 27

Ação tem o intuito de reforçar atividades de conscientização e controle do Aedes aegypti nas áreas urbanas de Palmas

27/03/2024 às 18h32
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Palmas - TO
Compartilhe:
Próximo mutirão está agendado para o dia 12 de abril, no setor Morada do Sol - Fotógrafo:Divulgação Semus
Próximo mutirão está agendado para o dia 12 de abril, no setor Morada do Sol - Fotógrafo:Divulgação Semus

A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) promoveu nesta quarta-feira, 27, às 8 horas, mais um mutirão de combate na Quadra Arse 24 (210 Sul). A iniciativa tem o intuito de reforçar as atividades de conscientização e controle doAedes aegyptinas áreas urbanas de Palmas. A ação contou com a participação da coordenadora de Controle Vetorial da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ), Lara Betânia, dos agentes comunitários de combate a endemias (ACE) e dos fiscais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Serviços Regionais (Sedusr).

 

Segundo a coordenadora, o mutirão tinha como objetivo realizar a vigilância e o controle das doenças transmitidas peloAedes aegypti. “Durante as inspeções nas casas, os agentes orientam os moradores sobre como manter o ambiente livre da infestação do mosquito, bem como coletam larvas para obtenção de indicadores sobre a infestação do local. Além disso, realizam a remoção ou eliminação de criadouros, orientando os moradores sobre a prevenção da proliferação do vetor. Quando necessário, aplicam tratamento químico com larvicida em criadouros que não podem ser removidos ", disse. 

 

A Semus ressalta que o próximo mutirão está agendado para o dia 12 de abril, no setor Morada do Sol. Além disso, é importante ressaltar que os agentes de endemias realizam regularmente atividades de vistoria e orientação à população, além dos mutirões programados. 

 

A Semus reforça que a população deve tirar pelo menos 10 minutos por semana para fazer uma inspeção nas áreas externas dos imóveis. Se não há nenhum recipiente que possa acumular água e evitar que o mosquito se prolifere dentro desses locais.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.