Estão abertas, até esta sexta-feira, 29, as inscrições paraA Semana do Áudio – Treinamento e Capacitação Técnica, que ocorrerá de 1º a 4 de setembro, das 19h30 às 23 horas, no auditório do Colégio Estadual Professora Elizângela Glória, em Palmas. A atividade é gratuita e foi contemplada em edital da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab), lançado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
Com 100 vagas disponíveis, o treinamento é voltado para jovens e adultos com idade entre 16 e 45 anos, e busca atender à crescente demanda por profissionais qualificados em sonorização e operação de áudio em ambientes como teatros, igrejas, rádios, bandas, casas de shows e eventos diversos. As inscrições podem ser feitas por meio do WhatsApp: (63) 98411-5796.
O produtor musical e idealizador do projeto, Marcos Aba, explica que a proposta surgiu da necessidade de formar mão de obra especializada. “Há uma carência de técnicos capacitados em áudio e audiovisual. Escolas, igrejas, empresas de eventos e até o setor corporativo precisam de operadores de som. É uma área ampla, que envolve desde montagem de equipamentos até sonoplastia em estúdios e produções digitais”, pontua.
O profissional também destaca a importância das políticas públicas para viabilizar ações como essa. “Editais como o da Política Nacional Aldir Blanc são fundamentais. A cultura precisa de formação técnica e o apoio da Secult é essencial para abrir portas e gerar oportunidades”, enfatiza.
Além do produtor musical Marcos Aba, aSemana do Áudiocontará com os instrutores Denis Kissner, que é operador de som, técnico em audiovisual, técnico em multimídia e live streaming; Daniel Mangaba, operador de áudio e audiovisual com experiência em mixagem de bandas e artistas; e Leonardo Silva, técnico de som com larga experiência em operação, montagem de sistema, manutenção e instalação.
Sobre o proponente
Com mais de 30 anos de atuação no setor audiovisual, Marcos Aba iniciou sua trajetória como músico aos 16 anos e acumulou experiência como técnico e produtor em rádios, estúdios, teatros e grandes eventos. Em Palmas, foi sonoplasta no Teatro Fernanda Montenegro e operador de áudio na Fundação Cultural de Palmas (FCP). Atualmente, é produtor musical nos estúdios Aba Music (Goiânia) e Take Music (Palmas), além de promover treinamentos voltados à formação de novos profissionais.