
O presidente do Senado Federal e do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre, divulgou nota em resposta às medidas extremas anunciadas nesta quarta-feira (30) pelo governo dos Estados Unidos, que determinou tarifa de importação de 50% aos produtos brasileiros e sanção ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
Davi afirma que o Parlamento brasileiro permanece atento e unido em defesa dos interesses nacionais e acompanha de perto os desdobramentos, “para assegurar a proteção da nossa economia e a defesa intransigente das instituições democráticas”. Na nota(veja abaixo), ele ainda afirma que o Congresso não admite interferências na atuação dos Poderes.
Nessa quarta-feira, o presidente norte-americano, Donald Trump, assinou decreto presidencial em que implementa tarifa adicional de 40% sobre os produtos importados do Brasil, elevando a 50% o percentual tarifário para esse tipo de transação.
Missão oficial do Senado, constituída por oito senadores, viajou a Washington para reuniões com parlamentares e empresários , ocorridas de segunda-feira (28) até essa quarta (30). O intuito da comissão temporária externa (CTEEUA) foi demonstrar as perdas para os dois países como resultado desse aumento tarifário. Os senadores buscaram apoio e procuraram distensionar relações, reafirmando a diplomacia parlamentar.
O governo dos Estados Unidos também sancionou com a Lei Magnistky o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A alegação para a sanção, publicada nessa quarta, é de que o ministro autoriza "prisões preventivas arbitrárias" e censura, em uma “caça às bruxas ilegal contra cidadãos e empresas dos Estados Unidos e do Brasil”.
Veja a íntegra da nota do senador Davi Alcolumbre:
“O Parlamento brasileiro permanece atento e unido na defesa dos interesses nacionais, sempre vigilante na proteção das nossas instituições e da soberania do país.
Diante das recentes medidas tarifárias adotadas pelos Estados Unidos, o Senado Federal, por meio da Comissão Temporária Externa (CTEUA), tem atuado para reforçar o diálogo e buscar soluções equilibradas que preservem os interesses do Brasil. O caminho da cooperação internacional deve prevalecer, com o objetivo de restabelecer a confiança mútua e manter a histórica parceria entre as duas nações.
Reafirmo a confiança no fortalecimento das nossas instituições, entre elas o Poder Judiciário, elemento essencial para a preservação da soberania nacional, que é inegociável. O Congresso Nacional não admite interferências na atuação dos nossos Poderes.
O Parlamento acompanha de perto cada desdobramento dessa questão, em conjunto com o Executivo e o Judiciário, para assegurar a proteção da nossa economia e a defesa intransigente das instituições democráticas”.
Davi Alcolumbre
Presidente do Senado Federal e do Congresso Nacional
Senado Federal Plenário do Senado aprova quase 800 matérias em 2025
Senado Federal Senado aprova quase 800 matérias em 2025
Senado Federal Lei exige coleta de DNA de condenado a pena em regime inicial fechado