
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), participou, entre os dias 21 e 25 de julho, do 8°Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa, realizado em Manaus/AM.
Durante o evento, a Diretoria de Educação Ambiental e Sustentabilidade, da Semarh, teve a oportunidade de compartilhar experiências, promover o intercâmbio de conhecimentos e apresentar duas importantes iniciativas desenvolvidas no estado: os projetosFoco no Fogo e Praia Consciente, ambos voltados à sensibilização e à mobilização da população em prol da preservação ambiental.
A diretora de Educação Ambiental da Semarh, Erliette Gadotti, destacou a relevância da participação do Tocantins no congresso. “Foi muito enriquecedor perceber que o Tocantins se destaca no cenário da educação ambiental. Além disso, chamou atenção a atuação ativa dos conselhos ambientais, como a Abema [Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente] e o CIEA [Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental], que tiveram papel fundamental nas discussões e nos encaminhamentos do evento”, ressaltou.
Além da diretora, participaram do evento a gerente de Educação Ambiental, Thays Marinho; e os técnicos em Educação Ambiental, Sandro Barbosa e Alexandre Lustosa.
Com seis anos de existência, o projetoFoco no Fogoé realizado em parceria com o Comitê do Fogo, formado por 22 instituições. A iniciativa promove ações educativas por meio de palestras em escolas da rede pública e visitas a propriedades rurais e áreas próximas a rodovias, objetivando prevenir queimadas e estimular a consciência ecológica.
Já oPraia Conscientefoca na preservação ambiental durante o período de temporada nas praias tocantinenses, incentivando práticas sustentáveis entre frequentadores, comerciantes e gestores locais. A ação inclui distribuição de material educativo, campanhas informativas e ações diretas de orientação nas áreas de lazer.
Sobre o Congresso
O 8° Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa é uma iniciativa da Rede Lusófona de Educação Ambiental (Redeluso), com apoio da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O evento reuniu representantes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Galícia (Espanha), Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, promovendo o diálogo entre nações unidas pela língua portuguesa em torno da educação ambiental como ferramenta de transformação social.
*estagiária sob supervisão da jornalista Fábia Lázaro
Tocantins Governo do Tocantins distribui cerca de 17 mil mudas do Cerrado para recuperar Áreas de Preservação Permanentes nas bacias hidrográficas
Tocantins Governo do Tocantins fortalece adesão ao Projeto Floresta+ e incentiva conservação ambiental no campo
Tocantins Governo do Tocantins dá início às ações para elaboração do plano de prevenção e combate a incêndios florestais de 2026
Tocantins Monitoramento ambiental do Governo do Tocantins aponta queda no desmatamento e nos focos de queimadas em 2025
Tocantins Governo do Tocantins avança em políticas ambientais e fortalece protagonismo internacional
Tocantins Meio Ambiente destaca destinação correta dos resíduos sólidos urbanos em Paraíso do Tocantins
Tocantins Governo do Tocantins participa de debates sobre a agenda climática no Fórum da Amazônia Legal em São Luís
Tocantins Governo do Tocantins recebe representantes do programa AL-Invest Verde, iniciativa da União Europeia, para alinhamento sobre o CAR 2.0
Tocantins Com 98,53% das metas atingidas, Governo do Tocantins reforça diálogo com a ANA e destaca avanços na gestão de recursos hídricos