
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), participou, entre os dias 21 e 25 de julho, do 8°Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa, realizado em Manaus/AM.
Durante o evento, a Diretoria de Educação Ambiental e Sustentabilidade, da Semarh, teve a oportunidade de compartilhar experiências, promover o intercâmbio de conhecimentos e apresentar duas importantes iniciativas desenvolvidas no estado: os projetosFoco no Fogo e Praia Consciente, ambos voltados à sensibilização e à mobilização da população em prol da preservação ambiental.
A diretora de Educação Ambiental da Semarh, Erliette Gadotti, destacou a relevância da participação do Tocantins no congresso. “Foi muito enriquecedor perceber que o Tocantins se destaca no cenário da educação ambiental. Além disso, chamou atenção a atuação ativa dos conselhos ambientais, como a Abema [Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente] e o CIEA [Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental], que tiveram papel fundamental nas discussões e nos encaminhamentos do evento”, ressaltou.
Além da diretora, participaram do evento a gerente de Educação Ambiental, Thays Marinho; e os técnicos em Educação Ambiental, Sandro Barbosa e Alexandre Lustosa.
Com seis anos de existência, o projetoFoco no Fogoé realizado em parceria com o Comitê do Fogo, formado por 22 instituições. A iniciativa promove ações educativas por meio de palestras em escolas da rede pública e visitas a propriedades rurais e áreas próximas a rodovias, objetivando prevenir queimadas e estimular a consciência ecológica.
Já oPraia Conscientefoca na preservação ambiental durante o período de temporada nas praias tocantinenses, incentivando práticas sustentáveis entre frequentadores, comerciantes e gestores locais. A ação inclui distribuição de material educativo, campanhas informativas e ações diretas de orientação nas áreas de lazer.
Sobre o Congresso
O 8° Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa é uma iniciativa da Rede Lusófona de Educação Ambiental (Redeluso), com apoio da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O evento reuniu representantes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Galícia (Espanha), Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, promovendo o diálogo entre nações unidas pela língua portuguesa em torno da educação ambiental como ferramenta de transformação social.
*estagiária sob supervisão da jornalista Fábia Lázaro
Tocantins Com apoio do Governo do Tocantins, 5ª edição do Mulheres das Águas reúne lideranças e fortalece protagonismo feminino na gestão hídrica em Natividade
Tocantins Governo do Tocantins premia os campeões da sustentabilidade da Agrotins 2026
Tocantins Governo do Tocantins fortalece monitoramento da qualidade da água com parceria com UFT e Fapto
Tocantins Governo do Tocantins premia municípios por resultados em ações ambientais e gestão sustentável
Tocantins Maratona de inovação promovida pelo Governo do Tocantins premia propostas voltadas a desafios ambientais
Tocantins Governo do Tocantins lança Consulta CAR e consolida plataforma para segurança ambiental no campo
Tocantins Governo do Tocantins mobiliza municípios para restringir uso de recipientes de vidro nas praias durante temporada 2026
Tocantins Governo do Tocantins articula força-tarefa com 13 municípios e UFT para recuperar áreas degradadas e proteger nascentes
Tocantins Governo do Tocantins publica edital de processo seletivo com bolsas de R$ 3,1 mil para gestão de recursos hídricos