
Representando o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Divaldo Rezende, o diretor de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos, Aldo Azevedo, participou nessa segunda-feira, 1º, em Brasília, da reunião de trabalho com os secretários estaduais de Recursos Hídricos na sede da Agência Nacional das Águas de Saneamento (ANA).O encontro teve como objetivo promover o diálogo federativo e aprofundar a cooperação entre a União e os estados na gestão integrada das águas.
A programação reuniu dirigentes do país para apresentar avanços recentes, mas principalmente para expor os desafios onde os estados ainda necessitam de apoio técnico, financeiro e institucional.
A ANA busca orientar seu novo ciclo de planejamento e identificar onde pode contribuir de forma mais efetiva para fortalecimento da Política Nacional de Recursos Hídricos e do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh).
O diretor de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos, Aldo Azevedo, destacou que o estado vem avançando na modernização e na integração das políticas de meio ambiente, clima e recursos hídricos com a integração de sistemas de monitoramento em tempo real da demanda e disponibilidade hídrica, bem como o combate ao desmatamento ilegal e queimadas desordenadas, com utilização de ferramentas eficientes como o Centro de Inteligência Geográfica em Gestão do Meio Ambiente (Cigma).
“Este encontro é fundamental porque não se trata apenas de apresentar resultados, mas de debater de forma transparente onde ainda precisamos avançar. A ANA é uma parceira estratégica que vem nos apoiando com conhecimento técnico, programas estruturantes e recursos financeiros”, ressaltou o diretor.
Aldo Azevedo, pontuou a importância da Agência compreender as necessidades para o próximo ciclo. “O nosso estado tem avançado, mas precisamos do apoio da Agência para seguirmos consolidando uma gestão hídrica eficiente e alinhada às especificidades da nossa região e da Amazônia Legal”, enfatizou o diretor.
Ao longo do dia, os estados reforçaram demandas relacionadas à ampliação do monitoramento qualiquantitativo, fortalecimento institucional, desenvolvimento de sistemas integrados, formação de equipe técnica e integração regional, temas essenciais para garantir segurança hídrica e resiliência climática.
Metas
O Tocantins cumpriu 98,53% das metas contratuais de certificação referentes ao segundo período do 3º ciclo do Progestão,conforme estabelecido pela ANA. “O evento marcou o início de uma nova etapa de cooperação e integração entre a ANA e as unidades da federação. Os resultados do Tocantins refletem o compromisso da gestão com a governança das águas e a implementação de políticas públicas responsáveis e eficazes”, destacou Aldo Azevedo.
O Progestão é um programa de incentivo financeiro baseado no princípio de pagamento por resultados, no qual metas são pactuadas entre a ANA e os órgãos estaduais gestores de recursos hídricos. A adesão é voluntária e formalizada por meio de decreto específico. O programa estimula a melhoria contínua da gestão hídrica nos estados, promovendo segurança, transparência e eficiência.
Tocantins Com apoio do Governo do Tocantins, 5ª edição do Mulheres das Águas reúne lideranças e fortalece protagonismo feminino na gestão hídrica em Natividade
Tocantins Governo do Tocantins premia os campeões da sustentabilidade da Agrotins 2026
Tocantins Governo do Tocantins fortalece monitoramento da qualidade da água com parceria com UFT e Fapto
Tocantins Governo do Tocantins premia municípios por resultados em ações ambientais e gestão sustentável
Tocantins Maratona de inovação promovida pelo Governo do Tocantins premia propostas voltadas a desafios ambientais
Tocantins Governo do Tocantins lança Consulta CAR e consolida plataforma para segurança ambiental no campo
Tocantins Governo do Tocantins mobiliza municípios para restringir uso de recipientes de vidro nas praias durante temporada 2026
Tocantins Governo do Tocantins articula força-tarefa com 13 municípios e UFT para recuperar áreas degradadas e proteger nascentes
Tocantins Governo do Tocantins publica edital de processo seletivo com bolsas de R$ 3,1 mil para gestão de recursos hídricos