
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), com o apoio do Comitê Estadual de Combate aos Incêndios Florestais e Controle de Queimadas (Comitê do Fogo), segue intensificando as ações do projetoFoco no Fogo2025, concentrando ações de prevenção, educação ambiental e mobilização comunitária em áreas estratégicas do estado.
Somente no primeiro semestre, foram realizadas 1.809 ações em 37 municípios tocantinenses, com a participação ativa de 13 instituições parceiras, entre elas o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Defesa Civil Estadual, Exército Brasileiro, Energisa Tocantins e o Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO).
As atividades incluem 1.777 visitas a propriedades rurais e 32 palestras educativas, impactando diretamente 11.811 pessoas em regiões com maior risco ambiental e social, como os municípios de Caseara, Angico, Lagoa da Confusão, Tocantínia e Santa Fé do Araguaia. O projeto concentra esforços em comunidades vulneráveis e historicamente mais atingidas por focos de calor, buscando fortalecer a conscientização ambiental e reduzir os riscos por meio do diálogo direto com moradores, distribuição de materiais informativos e ações educativas.
“Chegamos às comunidades, ouvimos as pessoas e sensibilizamos sobre os riscos do uso do fogo. É um trabalho que transforma realidades. O projeto cresce ano após ano e reforça a importância da educação ambiental como ferramenta para mudar comportamentos e proteger nosso Cerrado”, destaca a diretora de Educação Ambiental para Sustentabilidade da Semarh, Erliette Gadotti.
De acordo com dados levantados pelas equipes de campo, 56,47% das propriedades visitadas ainda não possuem aceiros e 53,2% apresentam vegetação com risco potencial de combustão. Outro dado relevante é que apenas 28,89% das pessoas abordadas afirmaram já ter recebido algum tipo de treinamento sobre prevenção de incêndios florestais.
Ainda a pesquisa levantou que entre as causas mais apontadas para os focos de incêndio estão: ações criminosas (228 casos), atitudes de vizinhos (93) e motivos diversos (490).
Tocantins Governo do Tocantins distribui cerca de 17 mil mudas do Cerrado para recuperar Áreas de Preservação Permanentes nas bacias hidrográficas
Tocantins Governo do Tocantins fortalece adesão ao Projeto Floresta+ e incentiva conservação ambiental no campo
Tocantins Governo do Tocantins dá início às ações para elaboração do plano de prevenção e combate a incêndios florestais de 2026
Tocantins Monitoramento ambiental do Governo do Tocantins aponta queda no desmatamento e nos focos de queimadas em 2025
Tocantins Governo do Tocantins avança em políticas ambientais e fortalece protagonismo internacional
Tocantins Meio Ambiente destaca destinação correta dos resíduos sólidos urbanos em Paraíso do Tocantins
Tocantins Governo do Tocantins participa de debates sobre a agenda climática no Fórum da Amazônia Legal em São Luís
Tocantins Governo do Tocantins recebe representantes do programa AL-Invest Verde, iniciativa da União Europeia, para alinhamento sobre o CAR 2.0
Tocantins Com 98,53% das metas atingidas, Governo do Tocantins reforça diálogo com a ANA e destaca avanços na gestão de recursos hídricos