
Nesta quarta-feira, 25, a Expedição Rota da Pecuária deu continuidade às suas atividades de transferência de conhecimento e integração entre os pecuaristas tocantinenses. A ação ocorreu na Fazenda Rio Vermelho, do Grupo DRS, no município de Recursolândia, região centro-norte do Estado.
Idealizada pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro) e parceiros, a Rota da Pecuária tem como objetivo evidenciar o potencial da pecuária estadual, promovendo visitas técnicas, trocas de experiências e conexão entre o conhecimento científico e o saber do campo. A expedição reforça como o setor vem se reinventando, unindo tradição, tecnologia e responsabilidade ambiental.
Na Fazenda do Grupo DRS, os participantes puderam conhecer de perto um sistema produtivo focado em cria e recria de bovinos com melhoramento genético, além da adoção da Integração Lavoura-Pecuária (ILP) como estratégia para aumentar a eficiência e o uso sustentável dos recursos naturais.
A gerente de Pecuária da Seagro, Janaína Centrone, destacou a importância da Rota da Pecuária para o desenvolvimento do setor. “A Rota já se consolidou como um marco na agenda pecuarista do Tocantins. Aqui, os produtores têm acesso direto a experiências exitosas e inovações tecnológicas. Hoje, conhecemos a Fazenda Rio Vermelho, um projeto com foco em melhoramento genético, sustentabilidade e responsabilidade social”, enfatizou.
O gerente da Fazenda Rio Vermelho, Matheus Bertoni, explicou que a propriedade está em fase inicial de implantação, com grande potencial de crescimento. “Atualmente, contamos com 1.500 matrizes em fase de criação e estruturação do confinamento para 10 mil cabeças. Na agricultura, estamos investindo em irrigação por pivô para o plantio de milho e soja na próxima safra. Acreditamos muito nesta região, especialmente pelas condições climáticas estáveis e o bom índice pluviométrico”, afirmou.
Segundo Bertoni, o projeto foi iniciado há três anos, e a escolha pela região se deve ao clima definido e propício para a pecuária de corte. “Estamos confiantes no potencial produtivo e econômico desta região, que consideramos promissora para a criação de bovinos”, reforçou.
Participação de produtores
O pecuarista Rafael Tornetto, que atua nos municípios de Recursolândia e Dianópolis com um rebanho de mil cabeças, participou pela primeira vez da Expedição e elogiou a iniciativa. “Estou encantado com a ação do Governo. Essa troca de experiências com produtores e técnicos é extremamente enriquecedora. É um incentivo real para melhorarmos nosso rebanho e nossa produtividade”, afirmou entusiasmado.
Encerramento
A Expedição Rota da Pecuária encerra suas atividades de campo nesta quinta-feira, 26, na Fazenda Santa Fé – Estância RD, no município de Santa Fé do Araguaia, região norte do Estado.
Tocantins Governo do Tocantins articula ações com setor de laticínios para fortalecer a cadeia produtiva do leite
Tocantins Governo do Tocantins e parceiros abrem inscrições para a 3ª edição do Meat Day 2025 na região central do estado
Tocantins Governo do Tocantins e Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar promovem capacitação de extensionistas rurais do estado
Tocantins Governo do Tocantins e produtores articulam criação da Câmara Setorial de Florestas Plantadas
Tocantins Governo do Tocantins e empresa de laticínios alinham ações para impulsionar a pecuária leiteira no estado
Tocantins Em Mateiros, Governo do Tocantins promove o 1º Festival do Jatobá
Tocantins Tocantins inicia safra 2025/26 com boas perspectivas e avanços tecnológicos no campo
Tocantins Tocantins é o segundo estado do país que mais deve crescer no setor agropecuário em 2025
Tocantins Governo do Tocantins e Associação de Mulheres Agroextrativistas realizam 2º Festival do Baru e do Jatobá