
O Governo do Tocantins somou mais de meia tonelada de materiais recicláveis destinados à geração de renda de famílias das associações de catadores com o programaEcoSemarh – Construindo o Futuro Sustentável, no primeiro quadrimestre de 2025. A iniciativa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) contabilizou, nesta terça-feira, 29, um acumulado de 724,8 kg com a coleta seletiva semanal dos resíduos recicláveis do órgão e trazidos do domicílio de servidores e gestores, realizada de janeiro a abril deste ano. Esse acumulado reuniu diferentes tipos de materiais, sendo 214,6 kg de plástico; 217,4 kg de papel; 78,8 kg de metal e 214 kg de vidro.
O acumulado em um terço do ano de 2025, equivale a 52,35% do total acumulado no ano passado, quando registrou 1.382.523 kg de material. Com a mobilização dos servidores do órgão, oEcoSemarhé desenvolvido no âmbito da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) do Ministério do Meio Ambiente e, além de promover a geração de renda para famílias do setor de reciclagem, evita o impacto dos materiais coletados no meio ambiente e o envio dessa carga ao aterro sanitário.
“Juntos, servidores e gestores do órgão, promovemos com uma simples ação uma importante mudança de hábito, adotando de forma voluntária, a boa prática da coleta seletiva para destinação à reciclagem. Avançamos e percebemos que isso passou a fazer parte da nossa rotina de uma forma muito natural. A adesão à A3P na Semarh faz a diferença na renda e na vida de famílias das associações de catadores, soma esforço de mitigação dos impactos ao meio ambiente e de redução do envio de materiais reaproveitáveis ao aterro sanitário”, destacou o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis.
A secretária-executiva da Semarh, Mônica Avelino Arrais, parabenizou o envolvimento dos gestores, a participação crescente dos servidores, o trabalho voluntário dos integrantes da ComissãoEcoSemarhdesde as reuniões de planejamento à mobilização, recepção do material e entrega nas associações, além da dedicação às demais iniciativas A3P no órgão. “Já temos outros órgãos aderindo iniciativas de A3P, mas é importante reforçar o convite a todos, pois é muito gratificante o resultado, além de uma contribuição significativa à preservação do meio ambiente. Estamos de portas abertas para apresentar os projetos do nosso programa e ajudar a orientar o passo a passo que possa facilitar a implantação das iniciativas em outros órgãos e até mesmo a participação da iniciativa privada”, ressaltou a secretária-executiva.
A diretora de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos da Semarh, Ellen Amaral, pontuou que o avanço do programaEcoSemarhreflete os esforços da secretaria no incentivo à sustentabilidade. “Somos referência de sucesso da iniciativa, despertando o interesse de outros órgãos, como as secretarias de Estado da Fazenda, da Educação e dos Povos Originários e Tradicionais. Iniciamos o ano com a expectativa de crescimento da participação contínua dos nossos servidores e esse resultado mostra, o quão importante e grande se torna uma ação, em curto prazo, ao somar as contribuições de cada servidor”, salientou a diretora.
Coleta seletiva EcoSemarh
Com oEcoSemarh, a coleta de recicláveis do órgão é realizada semanalmente, na segunda-feira, pela equipe do projeto noEcoPontoinstalado nas dependências do órgão. No local, os servidores deixam cada tipo de material, após a pesagem, o registro e o acondicionamento no respectivo conteiner. No final do dia, é apresentado um ranking dos colaboradores da semana e entre outras dicas de boas práticas. Ao longo da semana, a ComissãoEcoSemarhorienta a forma adequada de destinação dos resíduos para a reciclagem, o que aumenta o aproveitamento do material.
No âmbito da Semarh, a coleta seletiva refere-se ao processo de recolhimento e destinação adequada de resíduos sólidos recicláveis produzido pelo órgão e seus servidores, separados por tipo de material, como papel, plástico, metal e vidro, para serem destinados à associações de catadores. Além de incentivar outros órgãos, a Semarh tem os objetivos de apoiar os municípios na implementação e na melhoria da coleta seletiva, para promover a gestão eficiente dos resíduos sólidos no estado.
Retrospecto
Em fevereiro deste ano, durante o1º Encontro Eco Viver de 2025, foi apresentado o balanço da edição 2024 do programaEcoSemarh, com destaque para a coleta seletiva e destinação de 1.382.523 kg de resíduos recicláveis, além da redução do consumo de água, energia, impressão de papel e do uso de copos descartáveis.
A Semarh incentiva e monitora outras iniciativas da A3P em suas dependências, para redução do consumo de água, energia, papel e outros recursos, com estratégias de promoção do consumo de forma eficiente.
Sobre a A3P
A Agenda Ambiental na Administração Pública visa estimular os órgãos públicos do país a implementarem práticas sustentáveis. No Tocantins, a Comissão daEcoSemarhdestaca os eixos do uso racional dos recursos naturais e bens públicos, gestão adequada dos resíduos gerados, qualidade de vida no ambiente de trabalho, compras públicas sustentáveis, construções sustentáveis, a sensibilização e a capacitação dos servidores.
Tocantins Governo do Tocantins distribui cerca de 17 mil mudas do Cerrado para recuperar Áreas de Preservação Permanentes nas bacias hidrográficas
Tocantins Governo do Tocantins fortalece adesão ao Projeto Floresta+ e incentiva conservação ambiental no campo
Tocantins Governo do Tocantins dá início às ações para elaboração do plano de prevenção e combate a incêndios florestais de 2026
Tocantins Monitoramento ambiental do Governo do Tocantins aponta queda no desmatamento e nos focos de queimadas em 2025
Tocantins Governo do Tocantins avança em políticas ambientais e fortalece protagonismo internacional
Tocantins Meio Ambiente destaca destinação correta dos resíduos sólidos urbanos em Paraíso do Tocantins
Tocantins Governo do Tocantins participa de debates sobre a agenda climática no Fórum da Amazônia Legal em São Luís
Tocantins Governo do Tocantins recebe representantes do programa AL-Invest Verde, iniciativa da União Europeia, para alinhamento sobre o CAR 2.0
Tocantins Com 98,53% das metas atingidas, Governo do Tocantins reforça diálogo com a ANA e destaca avanços na gestão de recursos hídricos