
O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) conduziu, entre os dias 4 e 10, uma ação de fiscalização na Área de Proteção Ambiental (APA) Ilha do Bananal/Cantão e na região sul do estado. O resultado da operação foi a apreensão de 3.120 metros de redes de pesca, uma espingarda de calibre 20, uma zagaia, um espinhel e quatro boias usadas na pesca predatória.
Na APA Ilha do Bananal/Cantão, a operação foi coordenada pelo fiscal ambiental do Naturatins, Jusley Caetano, em parceria com servidores da unidade de conservação. Durante as abordagens às embarcações, os fiscais ambientais realizaram a verificação de documentação e a inspeção dos materiais de pesca. As ações de fiscalização ocorreram nos rios Araguaia, Caiapó, Piranha e Bananal, além dos lagos da região, abrangendo os municípios tocantinenses de Araguacema, Couto Magalhães e Juarina, bem como as cidades de Santa Maria das Barreiras e Conceição do Araguaia, no Pará.
Além das ações fiscalizatórias, os fiscais realizaram atividades educativas, com orientações aos ribeirinhos sobre a importância da preservação ambiental. As equipes também resgataram uma sucuri de aproximadamente três metros na área urbana de Araguacema. O animal, que havia invadido uma propriedade, levando os moradores a acionarem o Naturatins, foi resgatado com segurança e devolvido ao seu habitat natural.
De acordo com o gerente de fiscalização do Naturatins, Cândido José dos Santos Neto, as ações de fiscalização são fundamentais para coibir práticas ilegais que impactam diretamente a biodiversidade. “Nosso trabalho é contínuo e tem como objetivo proteger os recursos naturais, e garantir que a pesca ocorra de forma sustentável. A fiscalização intensiva é essencial para prevenir danos ambientais e assegurar que a legislação seja cumprida”, destacou.
Fiscalização no sul do Tocantins
Outra frente de trabalho foi realizada na região sul do estado, nos municípios de Peixe, Palmeirópolis e São Salvador, com foco na pesca profissional e no cumprimento da legislação relacionada à pesca amadora. Como resultado, foram apreendidos 200 metros de redes de emalhar.
De acordo com o fiscal ambiental do Naturatins, Romário Maracaípe, a repressão aos crimes ambientais é essencial para a preservação da biodiversidade. “Além da pesca predatória, seguimos no combate a outras infrações ambientais para garantir a conservação dos recursos naturais da região”, destacou.
Tocantins Governador Laurez Moreira sanciona LDO 2026, integralmente, sem vetos às emendas propostas pelo Legislativo
Tocantins Com reorganização da gestão, Governo do Tocantins alcança 99% de índice de transparência e conquista Selo Diamante
Tocantins Com incentivo do Governo do Tocantins, Balé Popular apresenta espetáculo de fim de ano
Tocantins Adapec leva palestras e atendimento direto aos produtores rurais em Miracema
Tocantins Em Miracema, Governo do Estado lança programa Tocantins Presente com serviços de saúde, educação e assistência social para a população
Tocantins Adapec recebe certificação do Plano Plurianual do Ministério da Mapa
Gurupi - TO Encerramento da 5ª Mostra Cultural destaca talentos e fortalece a cultura gurupiense
Tocantins Governo do Tocantins alcança índice de 95,96% de animais declarados na Campanha de Informações Pecuárias
Gurupi - TO Prefeitura de Gurupi e Sebrae prorrogam participação do público no Circuito Gastronômico até 16 de dezembro