Quinta, 04 de Dezembro de 2025
22°

Parcialmente nublado

Palmas, TO

Geral Tocantins

Com incentivo do Governo do Tocantins, Balé Popular apresenta espetáculo de fim de ano

Iniciativa da Secretaria de Estado da Educação contará com duas apresentações diárias, de 5 a 7 de dezembro, em Palmas

04/12/2025 às 20h55
Por: Redação Fonte: Secom Tocantins
Compartilhe:
Espetáculo de fim de ano do Balé Popular do Tocantins acontecerá nos dias 5, 6 e 7 de dezembro - Foto: Seduc/Governo do Tocantins
Espetáculo de fim de ano do Balé Popular do Tocantins acontecerá nos dias 5, 6 e 7 de dezembro - Foto: Seduc/Governo do Tocantins

O Governo do Estado realiza, nos dias 5, 6 e 7 de dezembro, os espetáculos de fim de ano do Balé Popular do Tocantins. O projeto é desenvolvido por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) que, neste ano, apresenta coreografias com o tema "Cores do Mundo". As apresentações ocorrerão em Palmas, no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, com duas sessões diárias às 18h30 e 20h30.

O secretário de Estado da Educação, Hércules Jackson, destaca que o Balé Popular simboliza o compromisso do Governo do Tocantins com oportunidades educativas que desenvolvem sensibilidade, disciplina e protagonismo juvenil. “A arte transforma. E quando os estudantes vivem experiências como essa, eles ganham confiança, expressividade e um novo olhar para o mundo. A Seduc continuará fortalecendo ações que formam cidadãos completos, preparados para a vida em todas as dimensões”, afirma.

A produção convida o público para uma jornada lúdica por diferentes regiões do planeta, onde cada cultura é representada por uma cor e um elemento sensorial, como explica o coordenador do Balé, Jefferson Marques.

“Criamos uma narrativa guiada por viajantes excêntricos, que dão vida a tradições, brincadeiras e paisagens por meio da dança, do teatro e das projeções visuais. Queremos despertar a curiosidade e a empatia do público, celebrando a nossa rica diversidade cultural”, detalha o professor Jefferson.

Programação

Na sexta-feira, 5, os primeiros a subir ao palco são os estudantes dos polos: Colégio Girassol de Tempo Integral Rachel de Queiroz, Escola Estadual Frederico José Pedreira Neto e Escola Estadual Cívico-Militar Vila União.

Já no sábado, 6, será a vez dos bailarinos do polo da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso. No domingo, 7, encerram a programação os integrantes dos polos do Colégio Militar do Estado do Tocantins Senador Luiz Maya e do Colégio Militar do Estado do Tocantins - Unidade I.

Ingresso solidário

Para assistir ao espetáculo, o público poderá trocar o ingresso por 1 kg de alimento não perecível. A troca será realizada no local da apresentação uma hora antes de cada apresentação, enquanto houver ingressos disponíveis. Todos os itens alimentícios arrecadados serão destinados a instituições filantrópicas que atuam com famílias em vulnerabilidade social.

O gerente de Arte e Manifestações Culturais da Seduc, Josafá Miranda, detalha que a edição de 2025 reforça o papel transformador da arte na formação dos estudantes. “Cores do Mundo é um convite para olhar para o planeta com mais sensibilidade. É também o momento de mostrar ao público todo o trabalho artístico desenvolvido pela Seduc durante o ano. No Balé Popular, além de revelarmos talentos, oportunizamos aos nossos estudantes o acesso à arte e às diversas formas de expressão”, destaca.

Sobre a Cia

Criado em 2013, o Balé Popular do Tocantins oferece aulas gratuitas de dança a crianças e jovens da rede estadual e atende cerca de 500 estudantes. O projeto é desenvolvido em seis polos na capital e nas modalidades de balé clássico, jazz dance, danças urbanas e dança contemporânea.

Desde sua criação, o sucesso do projeto é reconhecido dentro e fora do Brasil. Neste ano, dentre as conquistas da Cia de dança estão as premiações no Festival Internacional de Dança de Goiás/GO, em que os bailarinos do Tocantins levaram o primeiro lugar na categoria danças folclóricas/populares.

O reconhecimento do talento dos jovens bailarinos e do trabalho dos professores também rendeu convites para audições de grandes companhias como Bolshoi e bolsas de estudos para integrar instituições renomadas como Petit Danse/RJ e Escola do Futuro de Artes Basileu França/GO.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.