
O Governo do Tocantins, por intermédio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), estabeleceu a Comissão Estadual de Validação e Acompanhamento da Política Estadual de Pagamento por Serviços Ambientais (Cevat), por meio do Decreto nº 6.906/2025, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) de 27 de fevereiro. A nova comissão tem caráter consultivo e deliberativo, e ficará vinculada ao Conselho Estadual de Meio Ambiente (Coema).
O titular da Semarh, Marcello Lelis, ressalta que a Política Estadual de Pagamento por Serviços Ambientais (Pepsa) foi criada para incentivar práticas sustentáveis no estado, remunerando aqueles que contribuem para a preservação ambiental. “Com a criação da Cevat, o Governo do Tocantins reforça o compromisso com a sustentabilidade, transparência na captação e destinação de recursos para iniciativas ambientais, entre outras ações, especialmente no âmbito do REDD+, que é um mecanismo internacional voltado à redução de emissões por desmatamento e degradação florestal, e que é acompanhado também pelo Coema”, pontua.
Entre as responsabilidades da comissão, destacam-se: subsidiar o processo de habilitação do Tocantins na Comissão Nacional para REDD+ (CONAREDD+), viabilizando o recebimento de recursos ambientais; garantir que a repartição de benefícios atenda aos critérios de transparência e respeito às salvaguardas ambientais; monitorar a implementação de políticas e projetos ambientais, e acompanhar a evolução das emissões de gases de efeito estufa no estado pelos próximos 20 anos; e elaborar estudos e diretrizes para fortalecer a política ambiental tocantinense.
“A comissão terá um papel estratégico na captação de recursos ambientais, no monitoramento de programas de preservação e no acompanhamento da distribuição dos benefícios gerados pelo REDD+”, enfatiza a superintendente de Gestão e Políticas Públicas Ambientais, Marli Santos.
Composição
A Cevat será formada por representantes de diversas secretarias estaduais, entidades de classe e sociedade civil. Os órgãos que integram a comissão incluem: no setor público, Semarh; Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz); Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro); Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan); Secretaria de Estado dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot), e o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).
Entre as instituições convidadas, estão os representantes do Ministério Público do Tocantins (MPTO), Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (Faet) e Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Tocantins (Fetaet).
Como representantes da sociedade civil, a comissão terá representante de organização indígena com atuação na proteção dos povos originários, de abrangência estadual e reconhecida pelo movimento indígena nacional; da Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Tocantins (COEQTO); organização não governamental de proteção ambiental, com atuação estadual e inscrição no Cadastro das Entidades Ambientalistas do Estado do Tocantins (CEATO); e instituição acadêmica com atuação no estado, em temas relacionados à política ambiental e serviços ecossistêmicos.
Tocantins Governo do Tocantins distribui cerca de 17 mil mudas do Cerrado para recuperar Áreas de Preservação Permanentes nas bacias hidrográficas
Tocantins Governo do Tocantins fortalece adesão ao Projeto Floresta+ e incentiva conservação ambiental no campo
Tocantins Governo do Tocantins dá início às ações para elaboração do plano de prevenção e combate a incêndios florestais de 2026
Tocantins Monitoramento ambiental do Governo do Tocantins aponta queda no desmatamento e nos focos de queimadas em 2025
Tocantins Governo do Tocantins avança em políticas ambientais e fortalece protagonismo internacional
Tocantins Meio Ambiente destaca destinação correta dos resíduos sólidos urbanos em Paraíso do Tocantins
Tocantins Governo do Tocantins participa de debates sobre a agenda climática no Fórum da Amazônia Legal em São Luís
Tocantins Governo do Tocantins recebe representantes do programa AL-Invest Verde, iniciativa da União Europeia, para alinhamento sobre o CAR 2.0
Tocantins Com 98,53% das metas atingidas, Governo do Tocantins reforça diálogo com a ANA e destaca avanços na gestão de recursos hídricos