
O governo do Tocantins deu início nesta sexta-feira, 7, à qualificação de 140 integrantes das equipes de campo dos povos originários, comunidades tradicionais e da agricultura familiar, que vão trabalhar nasOficinasParticipativas de Redd+: Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação,nas fases de Consulta Livre, Prévia e Informada do programa no Estado. A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e a Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot) estarão realizando, até dia 11, a capacitaçãoFormação para Redd+, das 8h30 às 18h, na Escola de Gestão Fazendária, em Palmas.
Na abertura do evento, que contou com a presença de autoridades e especialistas, o secretário de Estado do Meio Ambiente, Marcello Lelis, enfatizou que serão cinco dias de muito trabalho e recomendou que todos aproveitem a formação para que o Redd+ do Tocantins possa alcançar as metas e obter os resultados propostos. “Vocês serão os portadores da mensagem em suas comunidades e respectivos setores, com o Governo do Estado e nossos parceiros, o trabalho de todos será fundamental nesse processo. O Redd+ é um programa que, com a decisão do nosso governador Wanderlei Barbosa, foi adotado em um estado com vocação agrícola muito forte e abraçado por todos os parceiros, para implementação da produção e do desenvolvimento de forma sustentável”, destacou o secretário.
Todo o processo de implantação desse instrumento vem sendo acompanhado, discutido, apoiado e fiscalizado por representantes dos três poderes, executivo, legislativo e judiciário das esferas federal, estadual e municipal, além dos representantes dos setores produtivos, comunidades tradicionais e povos originários. “Nós estamos finalizando a parte técnica dos cálculos e da mensuração, todo um trabalho complexo, que não foi feito só pela Semarh, apesar da impressionante dedicação, teve a contribuição da Topar [Tocantins Parcerias], oEarth Innovation Institute, Ipam [Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia], o Instituto de Pesquisa de Goiás, a UFT [Universidade Federal do Tocantins] e tantos outros. Estamos entrando na fase mais importante, que é justamente a do diálogo, das consultas, para ouvir e explicar o que é o Redd+, os recursos que virão e como querem que sejam aplicados”, acrescentou o secretário Marcello Lelis.
O secretário da Sepot, Paulo Waikarnãse Xerente, reforçou que esse é um momento histórico de construção de uma política estadual de forma participativa com as comunidades. "Essa iniciativa inédita do programa de Redd+ é uma oportunidade valiosa para fortalecer as nossas organizações e oferecer apoio às comunidades, precisamos garantir a proteção do nosso território, da nossa agricultura e da nossa cultura. O Redd+ representa uma nova moeda mundial, estamos todos comprometidos em compreender e protagonizar essa nova discussão, sobre nosso modo de vida e equilíbrio ambiental essenciais à sensibilização global”, enfatizou.
O presidente da Companhia Imobiliária de Participações, Investimentos e Parcerias e diretor da Tocantins Carbono, Aleandro Lacerda, reforçou que o evento é de capacitação e informação, para que os participantes se tornem multiplicadores das ações que vão modificar a história ambiental do estado e do Brasil. Aleandro Lacerda afirmou que o Redd+ é um programa inovador e ser pioneiro traz desafios, mas no estado o programa está sendo construído em conjunto, com troca de informação e muito diálogo em torno de uma causa nobre, que trata sobrevivência da humanidade.
Frente de honra
A superintendente de Gestão e Políticas Públicas Ambientais da Semarh, Marli Santos, apresentou a trajetória histórica do Redd+ no Tocantins e destacou que, após 19 anos, o programa avança para a fase de definição dos beneficiários. Para a superintendente deve ocorrer uma mudança de paradigmas, pois de agora em diante é fundamental que todas as políticas públicas envolvam as comunidades quilombolas, os povos indígenas, os agricultores familiares, os ribeirinhos, torrãozeiros, as quebradeiras de coco, os extrativistas e todos aqueles que vivem e dependem do meio ambiente.
O evento contou com a participação do representante da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado Eduardo Mantoan; do superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis no Tocantins, Leandro Milhomem; do coordenador Regional Araguaia-Tocantins da Fundação Nacional dos Povos Indígenas, Bolivar Xerente; do conselheiro representante do Tribunal de Contas do Estado, Márcio Aluízio Moreira Gomes; do procurador-chefe do Ministério Público Federal no Tocantins, Álvaro Lotufo Manzano; do presidente do Instituto Natureza do Tocantins, Cledson da Rocha Lima; do presidente da Assembleia da Articulação dos Povos Indígenas do Tocantins, Antônio Marcos Leau Karajá; da coordenadora Estadual das Comunidades Quilombolas, Maria Aparecida Sousa; e da presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Tocantins, Jucilene Almeida Dias Santos Sousa.
Também prestigiaram o evento com sua presença a secretária de Estado da Mulher, Berenice de Fátima Barbosa; a ouvidora-geral do Estado, Larissa Peigo Duzzioni; o presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins, Osires Rodrigues Damaso; e a secretária Executiva da Semarh, Mônica Avelino Arrais.
Programação
Além de palestras sobre o programa Redd+, com abordagem de temas como mudanças climáticas, governança, salvaguardas e processos participativos, ao longo do evento de capacitação estão previstas a realização de mesas de debate, dinâmicas de grupo, estudos de caso e oficinas práticas para aprofundamento dos conteúdos.
Tocantins Governo do Tocantins distribui cerca de 17 mil mudas do Cerrado para recuperar Áreas de Preservação Permanentes nas bacias hidrográficas
Tocantins Governo do Tocantins fortalece adesão ao Projeto Floresta+ e incentiva conservação ambiental no campo
Tocantins Governo do Tocantins dá início às ações para elaboração do plano de prevenção e combate a incêndios florestais de 2026
Tocantins Monitoramento ambiental do Governo do Tocantins aponta queda no desmatamento e nos focos de queimadas em 2025
Tocantins Governo do Tocantins avança em políticas ambientais e fortalece protagonismo internacional
Tocantins Meio Ambiente destaca destinação correta dos resíduos sólidos urbanos em Paraíso do Tocantins
Tocantins Governo do Tocantins participa de debates sobre a agenda climática no Fórum da Amazônia Legal em São Luís
Tocantins Governo do Tocantins recebe representantes do programa AL-Invest Verde, iniciativa da União Europeia, para alinhamento sobre o CAR 2.0
Tocantins Com 98,53% das metas atingidas, Governo do Tocantins reforça diálogo com a ANA e destaca avanços na gestão de recursos hídricos