
O Governo do Tocantins instituiu o Comitê Técnico para acompanhamento dos estudos destinados a subsidiar a criação do Plano Estadual de Recuperação da Vegetação Nativa do Tocantins (CT-Peveg). O objetivo é garantir a troca de informações, o alinhamento de metodologias e a definição de diretrizes para a recuperação da vegetação nativa, visando fortalecer a formulação de políticas públicas voltadas à preservação ambiental no estado.
O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, explicou que a iniciativa reforça o compromisso do Estado com a sustentabilidade e a preservação ambiental. "A criação do CT-Peveg é um passo fundamental para a construção de um plano sólido e eficiente para a recuperação da nossa vegetação nativa. Queremos que o Tocantins seja referência na preservação ambiental ", destacou.
Criado por meio do Decreto nº 6.905, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), de 27 de fevereiro, o CT-Peveg será responsável por analisar e sugerir aprimoramentos aos estudos técnicos que embasarão a implantação do plano, atuando em conjunto com diversos órgãos e entidades públicas e privadas.
O decreto já está em vigor desde sua publicação no DOE. Cabe à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) tomar as providências necessárias para a estruturação e funcionamento do Comitê, garantindo o avanço dos estudos e a concretização do Plano Estadual de Recuperação da Vegetação Nativa.
A elaboração do Plano dever ser iniciada, nos próximos dias, em parceria com a organização Conservação Internacional Brasil (CI-Brasil). As reuniões do CT-Peveg podem ocorrer de forma presencial ou remota, com convocação realizada com no mínimo cinco dias úteis de antecedência, garantindo ampla participação dos envolvidos. O Comitê atuará até a aprovação final do Plano Estadual de Recuperação da Vegetação Nativa do Tocantins, passando por todas as fases de ajustes e validação necessárias.
Membros
A composição do Comitê inclui representantes do Poder Executivo estadual, como a Semarh, que coordenará os trabalhos, além da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan), Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). Também foram convidados a participar instituições como a Universidade Federal do Tocantins (UFT), o Ministério Público Estadual (MPTO), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins (Faet), a Superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Perene.
Os membros do CT-Peveg serão indicados pelos dirigentes das instituições participantes e designados por ato do Secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Outras entidades, especialistas e técnicos também poderão ser convidados para contribuir com os trabalhos do comitê.
Tocantins Governo do Tocantins distribui cerca de 17 mil mudas do Cerrado para recuperar Áreas de Preservação Permanentes nas bacias hidrográficas
Tocantins Governo do Tocantins fortalece adesão ao Projeto Floresta+ e incentiva conservação ambiental no campo
Tocantins Governo do Tocantins dá início às ações para elaboração do plano de prevenção e combate a incêndios florestais de 2026
Tocantins Monitoramento ambiental do Governo do Tocantins aponta queda no desmatamento e nos focos de queimadas em 2025
Tocantins Governo do Tocantins avança em políticas ambientais e fortalece protagonismo internacional
Tocantins Meio Ambiente destaca destinação correta dos resíduos sólidos urbanos em Paraíso do Tocantins
Tocantins Governo do Tocantins participa de debates sobre a agenda climática no Fórum da Amazônia Legal em São Luís
Tocantins Governo do Tocantins recebe representantes do programa AL-Invest Verde, iniciativa da União Europeia, para alinhamento sobre o CAR 2.0
Tocantins Com 98,53% das metas atingidas, Governo do Tocantins reforça diálogo com a ANA e destaca avanços na gestão de recursos hídricos