
O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Marcello Lelis, reuniu órgãos ambientais responsáveis pelo combate ao fogo para definir o Plano Estratégico de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais de 2025, na segunda reunião do ano.
O encontro ocorreu na tarde desta segunda-feira, 24, na sala do Centro de Inteligência Geográfica em Gestão do Meio Ambiente (Cigma), e contou com a participação de representantes do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil.
Segundo o secretário Marcello Lelis, todas as demandas e os recursos necessários para a execução do plano foram levantados. Agora, o documento será apresentado ao governador Wanderlei Barbosa e à equipe econômica do governo.
“Colocamos claramente nossas necessidades e, ainda esta semana, vamos oficializar a Casa Civil e a Secretaria de Planejamento para dividir essa responsabilidade com outros órgãos fundamentais. Precisamos avançar no combate ao fogo em 2025, uma determinação expressa do governador Wanderlei Barbosa”, afirmou o secretário.
O plano tem como objetivo fortalecer as ações de prevenção, monitoramento, combate e responsabilização de incêndios florestais. Além disso, busca ampliar a estrutura e a capacidade operacional dos órgãos responsáveis, promover educação ambiental preventiva por meio de palestras e visitas técnicas, estabelecer um programa de recuperação de áreas degradadas e fortalecer a articulação com a sociedade civil, o setor privado e organizações não governamentais.
Para isso, foram definidos cinco eixos de atuação: Prevenção, Monitoramento, Combate, Fiscalização e Comunicação Social.
Os representantes das instituições relembraram o cenário crítico do ano passado, que trouxe impactos severos para o meio ambiente, a economia e a saúde da população. Em 2024, foram registrados 16.545 focos de calor, um aumento significativo em relação aos 9.641 focos registrados em 2023.
“Estamos focados neste planejamento e, com isso, tenho certeza de que conseguiremos reduzir o número de incêndios florestais no Tocantins”, destacou o comandante-geral do CBMTO, coronel Peterson Queiroz de Ornelas.
O plano prevê o reforço das operações de fiscalização nos períodos críticos, com o uso de imagens de satélite, monitoramento remoto e vistorias em campo para identificar e autuar práticas ilegais. As ações integradas entre o Corpo de Bombeiros Militar e as forças de segurança também serão ampliadas para coibir incêndios criminosos e responsabilizar os infratores.
Para o presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Cledson da Rocha Lima, o planejamento antecipado é fundamental para garantir uma atuação eficiente dos órgãos envolvidos. “Queremos um cenário controlado em relação aos incêndios florestais neste ano, e para isso, é essencial termos um plano bem estruturado”, afirmou.
Tocantins Governo do Tocantins recebe representantes do programa AL-Invest Verde, iniciativa da União Europeia, para alinhamento sobre o CAR 2.0
Tocantins Com 98,53% das metas atingidas, Governo do Tocantins reforça diálogo com a ANA e destaca avanços na gestão de recursos hídricos
Tocantins Governo do Tocantins promove painel na COP 30 sobre desafios entre REDD+, agro e desenvolvimento de baixas emissões
Tocantins Governo do Tocantins e municípios discutem proposta de regionalização dos serviços de manejo de resíduos sólidos urbanos
Tocantins Em entrevista ao Canal Rural, Estado evidenciou a construção participativa das políticas ambientais e o protagonismo do Tocantins nas negociações internacionais
Tocantins Na COP30, Governo do Tocantins conduz painel que discute mercado voluntário de carbono nas iniciativas do JREDD+