
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, apresentou nesta quinta-feira, 23, durante o Brazil Economic Forum promovido pelo LIDE em parceria com a revista Veja, em Zurique, na Suíça, o Programa Jurisdicional de REDD+ do estado, um marco global em preservação ambiental e desenvolvimento sustentável. O Tocantins foi o primeiro estado do mundo a submeter seu sistema jurisdicional ao padrão ART TREES, consolidando-se como referência internacional na geração de créditos de carbono. A iniciativa já rendeu ao estado 58 milhões de créditos brutos, fruto de ações concretas de combate ao desmatamento e às queimadas, além de promover um processo participativo que envolve povos indígenas, comunidades tradicionais e produtores rurais.
A apresentação do governador incluiu o anúncio de uma parceria estratégica com a empresa suíça Mercuria, voltada para o reflorestamento de 12 mil hectares de áreas degradadas e o fortalecimento de órgãos ambientais, como o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). “Essa parceria reafirma o compromisso do Tocantins com práticas sustentáveis e coloca o estado na vanguarda da preservação ambiental no Brasil e no mundo”, ressaltou Wanderlei Barbosa.
Sustentabilidade e preservação do Cerrado
O governador Wanderlei Barbosa destacou que o Cerrado, bioma predominante no Tocantins, com 91% do território, tem sido o foco de políticas ambientais rigorosas. Projetos como o Foco no Fogo buscam reduzir queimadas ilegais e conscientizar comunidades sobre a importância da preservação. “Nosso objetivo é equilibrar o desenvolvimento econômico com a sustentabilidade, mitigando os impactos das queimadas, que aumentam emissões de gases de efeito estufa e sobrecarregam o sistema de saúde com casos de doenças respiratórias”, explicou.
Além das queimadas, o Estado investe na proteção de suas áreas de preservação permanente, como o Parque do Cantão, a Ilha do Bananal e o Jalapão, garantindo que mais de 60% do território do Tocantins permaneça preservado.
Crescimento econômico sustentável
Outro destaque da participação do Tocantins no Brasil Economic Forum Zurique foi a apresentação do papel estratégico do estado na logística nacional. Com a Ferrovia Norte-Sul e acesso aos portos de Santos/SP e Itaqui/MA, o estado tem se consolidado como corredor para o escoamento de grãos, ampliando sua produção de soja, milho e algodão em áreas anteriormente ocupadas pela pecuária.“Somos o maior produtor de grãos do Norte do Brasil e estamos próximos de liderar também no Nordeste. Nosso crescimento econômico está alinhado com práticas responsáveis, garantindo que a preservação ambiental caminhe lado a lado com o desenvolvimento”, afirmou o governador do Estado.
Ao final da exposição, o chefe do Executivo tocantinense convidou os participantes a conhecerem as riquezas naturais do Tocantins e reforçou o compromisso do Estado com o futuro sustentável do Brasil. “O Tocantins é um estado jovem, com 36 anos, e por isso temos a oportunidade de planejar nossas ações de forma estratégica. Estamos comprometidos em ser referência para o mundo em desenvolvimento econômico aliado à preservação ambiental”, concluiu Wanderlei Barbosa.
Tocantins Portal da Transparência do Tocantins é reconhecido como um dos cinco melhores do Brasil
Tocantins Unitins aplica provas do Vestibular 2026/1 para mais de 7 mil candidatos neste domingo, 7
Tocantins Governador Laurez Moreira anuncia retomada das obras da TO-262 e TO-040 durante entrega de obras estruturantes em Pindorama
Tocantins Governador Laurez Moreira sanciona LDO 2026, integralmente, sem vetos às emendas propostas pelo Legislativo
Tocantins Com reorganização da gestão, Governo do Tocantins alcança 99% de índice de transparência e conquista Selo Diamante
Tocantins Com incentivo do Governo do Tocantins, Balé Popular apresenta espetáculo de fim de ano
Tocantins Adapec leva palestras e atendimento direto aos produtores rurais em Miracema
Tocantins Em Miracema, Governo do Estado lança programa Tocantins Presente com serviços de saúde, educação e assistência social para a população
Tocantins Adapec recebe certificação do Plano Plurianual do Ministério da Mapa