Por: PauloAlbuquerque
Fotos: Lino Vargas
Nesta segunda-feira, 11, Gurupi deu início às celebrações de seu aniversário de 66 anos de emancipação. Os eventos destacam a produção artística local e ocorreram no Centro Cultural Mauro Cunha.
Uma das principais atrações da noite foi a exposição “Olhares Diversos”, que apresenta uma seleção de obras de artesanato e pinturas de artistas gurupienses. A exposição proporciona uma oportunidade para que os visitantes conheçam a riqueza e a diversidade da arte local, refletindo a cultura e a identidade do município.
Em seguida houve a apresentação do Coral Uirapuru sob a regência do maestro Moisés Ribeiro.
Para fechar a noite em grande estilo, foi exibido o documentário do professor Audimar Dionísio, que aborda a história do Centro Cultural Mauro Cunha.
A obra de Audimar Dionísio traz à tona a importância desse espaço na promoção da cultura e das artes em Gurupi, além de homenagear a trajetória de muitos artistas que passaram por lá. O filme narra a história do centro e destaca o papel vital que a cultura desempenha na formação da identidade da comunidade.
Os eventos culturais da semana do aniversário de Gurupi ressaltam a importância da arte e da cultura na vida da cidade, promovendo a valorização de talentos locais e proporcionando momentos de reflexão e diversão para todos. “A nossa proposta é fazer mais investimentos ainda, abrindo espaços para os nossos artistas, e a prova está aqui, nestes eventos”, disse a secretaria de Cultura e Turismo, Liliane Pagliarini.
A prefeita Josi Nunes agradeceu a todos os presentes, enaltecendo a luta da classe artística na manutenção de seus projetos. Ela reforçou ainda a importância da retomada do FESC – Festival da Canção em sua XIV edição e, a novidade, que é o Festival de Louvores. “Temos muitos eventos nesta festa de aniversário, e todos eles elaborados com muito carinho por nossa equipe”, completou Josi Nunes.