Por Josy Rodrigues Donato/ Saúde Gurupi
Fotos: Lino Vargas/Secom Gurupi
Nesta segunda-feira, 11, a Prefeitura de Gurupi finalizou a quinta etapa doProjeto Vem Ver Gurupi, que proporcionou atendimentos e cirurgias oftalmológicas gratuitas para a população. Desde o início do projeto, que teve sua primeira etapa em maio desse ano, já foram realizadas mais de 2.800 cirurgias de pterígio ou catarata e quase 5 mil consultas, gerando mais de 7 mil atendimentos. A ação tem sido fundamental para atender pacientes que aguardavam por cirurgias de catarata e pterígio, garantindo maior qualidade de vida e saúde ocular. Durante esta etapa foram realizadas cerca de 420 cirurgias e mais de 900 consultas oftalmológicas.
Entre os pacientes beneficiados nesta etapa está a aposentada Izabel Bonfim, que comemorou. “Acabei de fazer a cirurgia e olha que já estou enxergando bem melhor do quando cheguei”. Ilda de Oliveira, também aposentada, já havia passado pelo procedimento de pterígio na etapa anterior e, agora, realizou a cirurgia de catarata. “Foi um alívio quando tirou a “carne” que tinha no olho e incomodava agora vai tirar a catarata e sei que vai ficar ainda melhor minha visão, estou muito feliz e tenho uma gratidão imensa pelo projeto e pelos profissionais que nos atendem aqui”, declarou.
Para a aposentada Isaura Mota Pereira, o projeto tem sido essencial para quem não tem condições de arcar com os custos de uma cirurgia oftalmológica. “Esse projeto é uma bênção para a gente que não tem condição de pagar por uma cirurgia dessas. Sei que é caro, e a Prefeita e todos os envolvidos estão de parabéns pelo projeto e pelo atendimento, com um médico tão humano e atencioso” destacou.
O diretor de especialidades, Ricardo Silva de Jesus, celebrou o sucesso da quinta etapa. “O sentimento é de satisfação e gratidão em poder ter levado às pessoas a transformação da visão delas. Em dezembro, realizaremos a última etapa deste ano, e já temos garantias de recursos para manter o projeto em 2025, beneficiando ainda mais pessoas”, afirmou.
Para a diretora da Central de Regulação, Aniele Soares, a sensação é dever cumprido e afirmou que atualmente Gurupi não possui mais demanda reprimida na área de cirurgias de pterígio e catarata.
“ Ver a felicidade dos nossos pacientes, o reconhecimento de que a qualidade de vida deles melhorou, e uma prova disso é que nós fomos a cidade que mais realizou cirurgias oftalmológicas e consultas no estado do Tocantins em 2024, esse reconhecimento veio por parte do Instituto Idesp. Então hoje não existe mais demanda reprimida na Central de Regulação de Gurupi, existe uma demanda que foi atendida e resolvida com muita eficiência, graças a Deus, nossa Prefeita e nossa equipe engajada”.