O Governo do Tocantins assinou, nesta terça-feira, 29, o repasse na ordem de R$ 138 mil do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FERH) para elaboração do Plano Estratégico de Educação Ambiental do Estado. O Termo de Execução Descentralizada (TED) que garante a transferência do recurso da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) para a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), estabelece a cooperação técnica entre os órgãos, com foco no mapeamento e na organização dos projetos e ações existentes, como os programasAmigos do Meio Ambiente(AMA-TO),Foco no Fogo,Praia Consciente, além da promoção de Educação Ambiental nas Escolas.
Esse TED tem o prazo de vigência de seis meses a partir da data de sua assinatura e a execução será acompanhada pela Diretoria de Inteligência Ambiental, Climas e Florestas da Semarh. De acordo com o documento, essa iniciativa visa otimizar o gerenciamento dessas ações e fornecer diretrizes para o desenvolvimento de novas soluções que contribuam para a mitigação dos problemas ambientais.
O Plano Estratégico de Educação Ambiental da Semarh será alinhado à Agenda Global 2030, integrando os projetos aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e suas respectivas metas, além de fortalecer a Carta de Intenções Estratégia Tocantins Competitivo e Sustentável, outubro/2024 a março/2025, conforme metas descritas no Plano de Trabalho.
Na ocasião, o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, enfatizou o compromisso do Governo do Tocantins com a educação ambiental para sustentabilidade, recordando a dedicação da primeira-dama Karynne Sotero e da diretora Erliete Gadotti aos projetosFoco no FogoePraia Consciente. Em seguida, elogiou o trabalho da equipe do órgão e de cada um dos componentes das instituições parceiras e ressaltou que em cinco anos de atividade, oFoco no Fogojá percorreu 90 municípios e alcançou mais de 58 mil pessoas, com visitas em campo, blitz educativas, palestras em escolas.
“A cooperação técnica vai auxiliar o desenvolvimento de novos projetos voltados para, entre outras pautas, a questão do desmatamento. OFoco no Fogoe oPraia Conscientesão projetos exitosos, reconhecidos pela sociedade tocantinense, pelo governo federal e que agora serão institucionalizados, com a criação de indicadores, definição de metodologia e cronograma de ação. Esse avanço da educação ambiental vai se refletir imensamente em nossas vidas e no futuro do meio ambiente”, enfatizou o secretário Marcello Lelis.
O reitor da Unitins, Augusto de Rezende, reiterou a satisfação em firmar a cooperação técnica. “Contando com o suporte jurídico, juntos com toda uma equipe técnica, trabalhando toda essa documentação, esse escopo da legislação da educação ambiental e de todos esses projetos. Convido todos a colaborar com a criação da minuta, podemos ter um documento com um nível de aprovação. É importante acreditar na universidade, pois aqui estão as pessoas e os pesquisadores que sentem as alegrias e as dores do estado, tendo condições de pensar nas soluções e contribuir com a construção desse modelo”, pontuou.