
Quatro Medidas Provisórias foram aprovadas na ordem do dia vespertina desta quarta-feira, 22. Por sua natureza jurídica, as medidas estão em vigor desde sua publicação, em janeiro deste ano, mas, com a aprovação desta tarde, tornam-se lei e têm seu caráter provisório transformado em definitivo.
Entre as MPs aprovadas está a de nº 31/22, que posterga para até 2025 as isenções aos optantes do Simples Nacional, como micros e pequenas empresas e microempreendedores individuais.
Às micros e pequenas empresas, a isenção fixada é de 75% até o fim de 2023, 50% em 2024 e 25%, em 2025. Já aos microempreendedores individuais, a isenção fica em 75% até o fim de 2023, 50% em 2024 e 25%, em 2025.
Também foi aprovada a MP nº 32/22, que modifica artigo do Código Tributário do Tocantins a fim de isentar veículos cujo valor do imposto devido seja igual ou inferior a R$ 200. Em vigor desde a publicação, em janeiro de 2023, a matéria beneficia proprietários de motos de até 170 cc.
De acordo com o Governo, são 350 mil proprietários, ou 48% da frota, e além de representar uma renúncia fiscal de 7% em relação ao esperado, reduzirá o número de processos que requerem isenção para veículos furtados ou roubados, na Secretaria da Fazenda e no Detran.
Uma terceira MP, de n° 33/22, elevou a alíquota de ICMS para operações e prestações internas, de 18% para 20%, em compensação às perdas derivadas de leis nacionais, aprovadas no ano passado, que desoneraram combustíveis, energia elétrica e telecomunicações.
O Governo do Estado alega que a elevação da alíquota ocorre em comum acordo entre os demais estados da Federação por meio do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).
Por fim, o Governo obteve aprovação para a MP nº 1/23. A matéria acompanha lei federal que estende a já existente isenção de IPVA para pessoas com deficiência física, visual, mental severa ou profunda e autistas, também para pessoas surdas, com deficiência auditiva ou síndrome de Down.
A isenção é limitada a um veículo por proprietário, no valor de até R$ 70 mil.
LDO 2026 Mesa Diretora da Aleto envia projeto da LDO 2026 para a Comissão de Finanças
NOVOS SERVIDORES Aleto empossa novos servidores e chega perto da meta estabelecida para 2025
OBRA DE AMPLIAÇÃO Presidente da Aleto, Amélio Cayres, vistoria obra de ampliação da sede do Parlamento
RESULTADO DAS PROVAS Aleto publica resultado das provas objetivas do concurso público
USO DO CAPACETE Detran esclarece dúvidas sobre o uso do capacete por motociclista
PIRACEMA Governo do Tocantins segue com Operação Piracema até 28 de fevereiro em todo o Estado
RECUPERAÇÃO Governo do Tocantins acelera trabalhos de recuperação e conservação de asfalto entre Palmas e Porto Nacional para concluir processo de federalização
ZOOSSANITÁRIA Tocantins prorroga por 180 dias estado de emergência zoossanitária para Influenza Aviária
BICO DO PAPAGAIO Governo do Tocantins executa manutenção de vários trechos rodoviários na região do Bico do Papagaio